Você já deve ter ouvido a expressão “você é o que você come”, então, levando-a em consideração devemos nos alimentar bem para sermos saudáveis e cheios de vitalidade para aproveitarmos uma vida longa e com qualidade.
Vou listar 10 passos para uma alimentação saudável, conforme dados do Ministério da Saúde. Confira:
1º Passo: faça dos alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação
Alimentos em grande variedade e predominantemente de origem vegetal formam uma base excelente para uma alimentação nutricionalmente equilibrada e saborosa. Variedade significa alimentos de todos os tipos, incluindo grãos, verduras, legumes, tubérculos, frutas, castanhas, nozes, água, leite, ovos, carnes, peixes e variedade dentro de cada tipo (diferentes grãos, diferentes verduras).
2º Passo: utilize óleos, gorduras, sal e açúcar com moderação ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias
Desde que utilizados com moderação em preparações culinárias, óleos, gorduras, sal e açúcar contribuem para diversificar e tornar mais saborosa a alimentação sem comprometer o seu valor nutricional.
3º Passo: limite a utilização de produtos alimentícios prontos para consumo, evitando-os ou consumindo-os em pequenas quantidades
Produtos prontos para consumo tendem a ser nutricionalmente desequilibrados, muitos favorecem o consumo excessivo de calorias.
4º Passo: prefira alimentos, preparações culinárias e produtos prontos para consumo e evite produtos multiprocessados
São considerados produtos alimentícios ultraprocessados os alimentos que já vêm prontos para consumo (ou quase), para isso eles passam por uma série de processos industriais. Exemplos: sopas em pacote, biscoitos, bolachas, lasanha, pizza, hambúrguer, refrigerante.
5º Passo: coma com regularidade e atenção em ambientes apropriados e sempre que possível, com companhia
Procure comer sempre em locais limpos, tranquilos e confortáveis. Evite ambientes com ruído ou estressantes. Evite também comer em ambientes onde você é estimulado a consumir quantidades ilimitadas de alimentos. Faça suas refeições diárias em horários semelhantes, coma sempre devagar e desfrute o que está comendo.
6º Passo: faça compras em locais que ofereçam variedades de alimentos in natura ou minimamente processados
Procure fazer compras de alimentos em mercados, feiras livres e feiras de produtores. Prefira legumes, verduras e frutas da estação e cultivados localmente.
7º Passo: desenvolva, exercite e compartilhe habilidades culinárias
Se você não tem habilidades culinárias – e isso vale para homens e mulheres –, procure adquiri-las. Para isso, converse com as pessoas que sabem cozinhar, peça receitas a familiares, amigos e colegas, leia livros de culinária, consulte a internet, eventualmente faça cursos e… comece a cozinhar!
8º Passo: planeje o uso do tempo para dar a alimentação o espaço que ela merece
Planeje as compras de alimentos, organize a despensa doméstica e defina com antecedência o cardápio da semana. Reavalie como você tem usado o seu tempo e identifique quais atividades poderiam ceder espaço para a alimentação
9º Passo: dê preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora
No dia a dia, procure locais que servem refeições feitas na hora e a preço justo. Restaurantes de comida a quilo podem ser boas opções, assim como refeitórios que servem comida caseira em escolas ou no local de trabalho. Evite redes de fast-food.
10º Passo: seja crítico quantos às informações, orientações e mensagens sobre a alimentação veiculadas em propagandas e comerciais
Lembre-se de que a função essencial da publicidade é aumentar a venda de produtos, e não informar ou, menos ainda, educar as pessoas. Avalie com crítica o que você lê, vê e ouve sobre alimentação em propagandas comerciais e estimule outras pessoas, particularmente crianças e jovens, a fazerem o mesmo.
Comer bem para viver melhor!
Texto enviado pela nutricionista do Solar da Lagoa Resort e Residencia Sênior, Luciana Ramos , da equipe de nutrição e Dietética Solar da Lagoa. Luciana é mestre em tecnologia de alimentos e especialista em gestão gastronômica e hotelaria
O Solar da Lagoa está localizado na R. Gerson da Costa Viana, 470 – Centro, Lagoa Santa.
Website: http://solardalagoa.net/site/
Facebook: https://www.facebook.com/solardalagoarrs/