Neste sábado, 17 de agosto, é comemorado o dia do pão de queijo!
Eu fui convidada pela Forno de Minas para viver uma experiência diferente. Durante dois dias estive com a equipe da empresa e fui a duas cidades diferentes.
Em Conceição do Pará eu visitei o laticínio da Forno de Minas, onde são produzidos todos os queijos usados no pão de queijo que eles fabricam, além de outros produtos que levam queijo na receita. A visita foi acompanhada de técnicos que me mostraram todo o processo de fabricação do queijo desde a chegada do leite até a produção do queijo final, inclusive, conheci a câmara de maturação.
A empresa preza muito pela higiene loca, por isso, para conhecer a produção foi necessário usar rupas esterilizadas. Infelizmente, graças à essa preocupação, não pude gravar e fotografar. Mas compartilho fotos de queijos produzidos por lá.
No segundo dia desembarquei em Sete Lagoas para conhecer a fazenda da Dona Dalva. Lá, fui recepcionada carinhosamente pela D. Dalva e sua filha Hélida que logo nos presentearam com um lindo avental personalizado para que eu pudesse colocar a “mão na massa” e preparar o famoso pão de queijo mineiro.
A receita ao lado rende três quilos dessa delícia e, claro, os queijos produzidos no laticínio da família. Compartilho aqui com você a receita escrita pela própria D. Dalva.
Forno de Minas e o pão de queijo
A Forno de Minas é a primeira a comercializar pão de queijo congelado no mercado e participar do processo de torná-lo conhecido fora do Brasil. A cada fornada a equipe segue à risca a receita de Dona Dalva, sempre alinhada à segurança alimentar.
Segundo o CEO da Forno de Minas, Helder Mendonça, a qualidade e a tradição andam juntas. “Fazemos questão de utilizar queijo de verdade – nada de aroma – produzido com todo o cuidado e o sabor que os nossos clientes prezam e que o pão de queijo merece”, explica.
Atualmente, a indústria mineira produz 1.700 toneladas de pão de queijo por mês – o que corresponde a mais de 68 milhões de bolinhas – e já exporta para 18 países: Estados Unidos, Canadá, México, Guatemala, El Salvador, Panamá, Costa Rica, Colômbia, Peru, Paraguai, Chile, Uruguai, Argentina, Inglaterra, Portugal, Emirados Árabes, Japão e China.
Confira aqui uma entrevista com a dona Dalva e uma matéria sobre a história da Forno de Minas, ambas para meu outro site, o Portal do queijo
Confira fotos dessa visita:
2 comentários
Bom dia, amiga! Estou acompanhando os seus trabalhos e gostaria de deixar aqui o meu abraço e parabenizá-la pelo seu profissionalismo e dedicação!
Obrigada Adriano pelo carinho.