*Texto enviado pela Thaís Mendes, maquiadora no Four Beauty Studio
Hoje em dia os corretivos são indispensáveis para se ter uma pele bonita e uniforme. O produto deve ser usado após o primer e antes da base e pode esconder marcas profundas, poros muito dilatados e ajudar a manter a maquiagem por mais tempo quando usado nas pálpebras antes da sombra em pó, por exemplo. Ele também pode esconder manchinhas na pele por má produção de melanina (o que dá o tom da nossa pele, se negro, branco ou amarelado) e com pequenos truques pode até consertar imperfeições de má formação do rosto.
Pode parecer estranho, mas o corretivo colorido funciona mesmo. Ele deve ser usado com base na Harmonia Complementar do Círculo Cromático ou Roda das Cores. A regra é bem simples de entender: cores opostas se complementam ou se neutralizam.
Os entendidos de fotografia e pintura se dão muito bem com esta tese, pois entendem um pouco de mistura de cores para criar outras. O princípio é simples e já foi aprovado pelos maquiadores profissionais que estão fazendo uso exaustivo dos corretivos coloridos. Quer ver?
Verde
Vermelhidões na pele são comuns para quem sofre com rosácea e acne, por exemplo. Muitas vezes, ela também aparece ao redor do nariz, já percebeu? O corretivo verde é uma mão na roda para neutralizar esse tom.
Amarelo
Olheiras arroxeadas, geralmente causadas pela má circulação ou acúmulo de vasos na região, e outras manchas da mesma nuance, como hematomas, são camufladas com o corretivo amarelo.
Alaranjado
Corretivos alaranjados são indicados para neutralizar marcas azuladas e arroxeadas em peles morenas e negras, principalmente. Mas também cobrem bem as olheiras amarronzadas e escuras, que surgem por conta do acúmulo de melanina na região.
Lilás
O corretivo lilás é usado para disfarçar pontos amarelados na pele ou manchas marrons, como aquelas causadas pelo sol, além de sardas e melasma.
Como usar o corretivo colorido?
Quando for fazer a pele, o primeiro passo é aplicar o corretivo colorido com leves batidinhas na região que quiser cobrir. Siga com a base ou o BB cream de sua preferência e aplique a segunda camada de corretivo – desta vez, um do tom de sua pele – também com batidinhas, sem espalhar para não fazer mistureba. Sele tudo com pó e prontinho!
Dicas valiosas:
– O corretivo colorido só deve ser utilizado quando o convencional não apresentar o resultado que você deseja sobre a imperfeição.
– Para ter um melhor resultado, é aconselhável que o corretivo seja aplicado com esponjas ou pincéis próprios para corretivos. Também pode ser aplicado com o dedo anelar, com leves batidinhas.
– É fundamental que o corretivo colorido seja aplicado moderadamente (em camadas finas) antes da base e do corretivo comum (cor da pele), dessa forma, você conseguirá obter a coloração perfeita, que disfarce a região desejada.
– O objetivo é criar um efeito cromático (quando uma cor neutraliza a outra), portanto para não ter um resultado contrário, que acabe destacando ainda mais a imperfeição, a tonalidade do corretivo aplicado não poderá ser semelhante à da região do rosto que você queira cobrir.
Gostaram das dicas? Deixe aqui seu comentário ou sugestão sobre a próxima dica que você quer ver por aqui. Beijos!