O Hotel eSuites SPA Lagoa Santa acaba de inaugurar a primeira galeria de arte da cidade e abriu sua programação de mostras com a participação e curadoria do renomado artista Humberto Inchausti. A galeria de arte é aberta ao público e a visitação é gratuita – basta se dirigir à recepção do hotel. A mostra de Inchausti poderá ser vista até 5 de novembro.
Natural de Belo Horizonte, mas residindo em Lagoa Santa desde que nasceu, Humberto Inchausti trouxe para a exposição seu acervo com esculturas em metal, sendo algumas delas criadas especialmente para a exposição.
O artista mantém atelier em Lagoa Santa e se dedica à produção de esculturas, pinturas e desenhos. Trabalha tanto com produção própria como por encomendas personalizadas ao gosto do cliente.
Faço esculturas de metal. Uso chapas lisas compradas inteiras e as corto de acordo com o que vou fazer. Uso ferramentas especificas para o material, mas isso não faz com que a produção não seja manual. Cada material tem suas características e permitem uma gama limitada de possibilidades do que é possível fazer com ele.
Gosto da ideia de partir do plano bidimensional como a chapa lisa e transformar aquilo em uma forma tridimensional, com volumes. Primeiro desenho na cabeça o que pretendo fazer, depois passo para o papel. Aí pego o metal que tenho, olho para ele e começo a cortar e dobrar e unir as partes até conseguir a forma projetada. Às vezes faço sem projeto algum e usando pedaços de chapas que não usei em outras esculturas e na hora vou criando e unindo peça com peça e me surpreendo com o que surge ali. Contou Inchausti, sobre seu processo de criação.
Confira algumas obras expostas no eSuites:
Sobre Humberto Inchausti
Formado em Bacharel em Escultura e em 2002 Bacharel em Pintura. Trabalhou como Monitor de Escultura na EBA – UFMG por três anos. Foi professor de Escultura em Metal Na Escola de Belas Artes da UFMG em 2008 e 2009. Foi artista premiado com o Prêmio ICEX no XIII Salão IntegrArte de 2000.
Participou de mais de 20 exposições coletivas em diversos lugares como na Galeria de Arte da CEMIG, no Aeroporto Tancredo Neves, no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, na UNIC, no espaço Dr. Lund, PUC-MG, entre outros. Já as exposições individuais somam mais de 13: na Serra do Cipó, no Espaço Cultural Colégio Batista Mineiro em Belo Horizonte, na Aliança Francesa em Belo Horizonte, no Big Shopping em Contagem, no Ponteio Lar Shopping, etc. Participou do 4º ao 7º. “Salão de Arte UniversidArte” da Universidade Estácio de Sá Belo Horizonte. Também participou da Casa Cor 2017 Projeto Exposição Banheiro 383 – Elephant, em Belo Horizonte com esculturas.