Rock in Rio 2019, Tiozões e Dinossauros do Rock protagonizaram shows épicos e mostraram para a juventude que o rock não tem idade nem limites. Foi a maior demonstração que o rock atravessa gerações e está sempre em boa forma arrebanhando milhares de admiradores e seguidores por este planeta.
Vamos fazer um breve revival desse festival que exala a magia do rock and roll, mudando pessoas e as fazendo buscar horizontes jamais imaginados.
Ao ver os cinquentões Dave Grohl – Foo Fighters, Jack Black – Tenacious D, Andreas Kisser – Sepultura, a galera dos Titãs, Flea e o Anthony Kiedis do Red Hot Chili Peppers, Michel Kiske – Helloween, Tom Araya – Slayer, Scott Ian – Anthrax, Jon Bon Jovi, Dinho Ouro Preto – Capital Inicial, o memorável trio dos Paralamas do sucesso composto por Herbert Viana, Bi Ribeiro e João Barone, dentre outros excelentes músicos presentes nos palcos me impressiono ao ver tanta energia e alegria juntas. Somadas ao indescritível prazer de estar fazendo algo grandioso, levando milhares e milhares de pessoas a emoções diversas traduzidas em lágrimas, sorrisos, abraços, gritos, pulos que geram uma enorme explosão de felicidade.
O rock, mesmo sem o apoio da mídia brasileira, tem seu espaço garantido. Prova que vem crescendo silenciosamente porque é passado de geração em geração, e assim jamais perderá a sua força.
No dia 04 de outubro, o dia do metal – vale abrir um parêntese aqui que foi o primeiro dia a esgotar os ingressos na pré-venda – presenciamos até três gerações na cidade do rock. Vários avós rockeiros de mãos dadas com seus netos adolescentes seguidos pelos pais, vestindo suas camisas pretas, cada um com a estampa da sua banda de preferência. Puxa vida, como é legal ver isso! Como é emocionante ver diversos fãs em lágrimas cantando os hits de maior sucesso de cada banda! Como é arrepiante ver e ouvir um mar de gente interagindo e cantando junto com a banda em um só coral, algo de tocar a alma.
No terceiro parágrafo falei dos Tiozões cinquentões do Rock e agora vou falar dos Dinossauros do Rock – os sexagenários que colocam muita gente nova no bolso, mostrando que estão ali por amor e não por dinheiro. Já conquistaram tudo na vida, mas estão ali por pura paixão pelo que fazem. Com entregas honestas, sem máscaras, algo verdadeiramente emocionante e impactante de se ver, a ponto de nos tirar o fôlego só de assisti-los correndo de um lado para o outro, sendo o centro das atenções com um domínio de palco inigualável.
Começando por David Coverdale do Whitesnake com 68 anos, firme no vocal entoando os principais hits da banda e levando o público ao delírio. Temos que tirar o chapéu para esse cara.
Aí vem a turma do Iron Maiden que não faz show e sim presenteia o público com um verdadeiro espetáculo. Bruce Dickinson: 61 anos, compositor, piloto comercial, autor, radialista, empreendedor, esgrimista, historiador! Acompanhado pelos guitarristas Dave Murray, Adrian Smith e Janick Gers, os três com 62 anos, pelo baixista e fundador da banda Steve Harris de 63 anos e, por fim, o excelente baterista Nicko McBrain com 67 anos. Esses caras são capazes de fazerem shows inigualáveis, com um cenário que troca a cada música em uma verdadeira viagem pela biografia da banda nos seus 45 anos de carreira.
Enquanto alguns artistas dublam seus shows com playbacks por alegarem não ter como cantar e dançar, Bruce Dickinson corre, pula, encena, troca de roupa a cada música e ainda por cima canta muito! Canta ao vivo, sem playback, com frases rápidas e notas alongadas e no tom original. Falar o quê? Um verdadeiro Front Man com um domínio de palco absurdo em um show que entrou definitivamente para a história do Rock in Rio, digno de uma placa comemorativa na cidade do Rock!
Por fim, um tiranossauro do Rock, que canta da forma original até hoje, que tem um assovio que todo mundo conhece logo nas primeiras notas de “Wind of Change”! Com vocês Klaus Meine de 71 anos, acompanhado por Rudolf Schenker também com 71 anos e Matthias Jabs, 62 anos, foram impecáveis e também levaram o Scorpions a entrar para a galeria dos shows lendários do Rock In Rio.
Com guitarras bem timbradas, solos tecnicamente perfeitos e um carismático vocal, os alemães transformaram a cidade do Rock em um coral único cantando a lendária canção “Still Loving You”, que chegou a arrancar lágrimas nos olhos de Klaus. A banda entrou com uma responsabilidade absurda, pois tocou logo após o showzaço do Iron Maiden, mas os experientes e competentes músicos alemães do Scorpions estavam seguros do que iriam fazer. Dominaram o palco e ganharam o público reverenciando a nossa bandeira, apresentando um show memorável e inesquecível.
Ficou um pouco longo, mas não tinha como resumir tanta coisa boa e surpreendente. Deixo aqui meu agradecimento especial ao Edson Luiz Pereira, o Edimphotoshow que esteve lá com sua câmera profissional registrando esses showzaços lá do meio da plateia, fotos essas que divido com vocês agora.
Então é isso aí, tenha 5, 10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80 anos, não importa, tenha sempre Rock and Roll no coração e na mente, que a idade será apenas um detalhe.
62 comentários
Parabéns Alfredo pela matéria espetacular com poucas palavras dentro de um entendimento perfeito!
O Rock está na alma.
Grande Abraço.
Muito bom!!!!
Perfeita abordagem!
Green line Band é a tradução do melhor do rock e do pop rock.
Tem presença, tem carisma, simpatia, criatividade e competência!!!!
Muito obrigado Denise !
Obrigado Helvécio, recebo seu comentário com muita alegria, pois vc faz parte do cenário do rock em Minas e no Brasil !
Green Line Band!
A tradução mais que perfeita do rock e do pop rock nacional e internacional contemporâneo!
É muita simpatia, criatividade, arrojo, carisma e competência!!!!!!
Depois de ter lido uma resenha como essa, escrita por um Rockeiro líder/vocalista de uma banda de Rock, musico, compositor e também colunista de uma revista digital, com uma enfase, uma emoção e uma paixão pela musica Rock que transpira pelos poros dos pixel do meu note book, o que me resta a dizer é :”Viva O Rock”, que para mim é como dizer viva Deus. Realmente a musica de uma maneira geral, nos proporciona momentos inesquecíveis, perduráveis. No especifico, o “Rock” funciona, metaforicamente, como um login que ativa o cortex cerebral e aciona fantásticas recordações que colocam vc em paz com a existência. Mas querendo ser mais concreto e pé no chão, o que vc relatou meu querido Alfredo, é realmente o que acontece num show de Rock. As gerações se misturam, se unem e compartilham, junto com a energia da musica Rock, momentos memoráveis. Os artistas são os porta-voz das nossas emoções, das nossas inquietudes também, mas que graças a uma musica a gente consegue exorcizar. O Rock, se vc o escuta pra valer, é capaz de te revelar respostas que te amadurecem, em fim não sei se é um estilo de vita ou, o que vcs querem que seja, só sei que escuto Rock desde a pré-adolescência e gosto da pessoa que me tornei, não quero dizer que foi o Rock a construir totalmente minha personalidade, mas contribuiu pra cassete. Viva o Rock sempre. Boas grande alfredo
Ros, seu comentário é um aditivo precioso a este artigo, muito obrigado por participar desta forma tão interativa e sincera !
Green Line Band!
A tradução mais que perfeita do rock e do pop rock nacional e internacional contemporâneos!
É muita simpatia, criatividade, arrojo, carisma e competência!!!!!!
Sensacional a matéria Alfredo!!!! Muito bem lembrado as bandas de Rock que arrasam até hoje!!!!
Valeu Kennedy, obrigado por interagir conosco ! Continue ligado no portal Curta Lagoa !
Concordo plenamente com você, Alfredo. Parabéns duplamente, pela matéria e pela banda. Acompanho vocês já algum tempo e a cada dia me surpreendo com cada apresentação fantástica que vocês fazem. Um grande abraço….sucesso….
Obrigado Verlaine, continue nos seguindo e obrigado por interagir conosco aqui no Curta Lagoa !
Meu irmão,boa noite!
Sua banda é show!!!
Tenho muito prazer de um dia poder participar desse evento junto de vcs!!! Vcs são bons demais.
Pé firme nesta estrada Vcs estão no caminho certo
Muito obrigado Moyses ! Grande alegria ter você conosco !
Alfredo como sempre bastante assertivo… Uma análise criteriosa de um evento bombástico.
Show de bola meu amigo continue nessa vibe do bem, Deus te abençoe!!!
Alfredo, sua banda é excelente, músicos e vocais 10!!! Foi gratificante ouvir e dançar ao som do bom e velho rock’n’roll!!! Parabéns!!! Continuem na estrada!!!????
Muito obrigado Marcia pelo carinho !
Julinho, muito obrigado por interagir conosco aqui no Curta Lagoa !
Alfredo como sempre bastante assertivo… Uma análise criteriosa de um evento bombástico.
Show de bola meu amigo continue nessa vibe do bem, Deus te abençoe… A você e à Green Line Band…
Parabens Buzetti, continue mostrando para os jovens o que ê musica de verdade.
Grande Claudio, essa é a nossa missão ! Obrigado por interagir conosco aqui no portal Curta Lagoa !
Ótimo texto. Muita informação legal, clareza na descrição as ideias. Excelente.
Obrigado Luiz Pessah, vindo de você fico muito satisfeito! Você é um grande escritor e compositor !
Uau.
Ver o histórico ROCK em sua nais cristalina essência cada vez mais voltar a ocupar seu espaço é muito gratificante.
Queira ou não a mídia dar cobertura o público fiel e os novos que vem se somar fazem acontecer.
Parabéns Green Line Band.
A oportunidade de sermos seus seguidores é indelével.
Não tem preço.
Rose, muito obrigado pelo feed back, obrigado pelo carinho e continue interagindo conosco aqui no Curta Lagoa !
Parabens Alfredo!!!!
Muito Obrigado Adriana !
Parabéns Alfredo!! Excelente matéria!! O Rock é sempre Rock!! Energia, vibração total!!
Bjusss!!????
Nascemos, crescemos e morremos mas a música é infinita <3
Pura verade Luan !
Muito Obrigado Letícia !
Muito bom!Realmente esses ícones do rock mostram que o talento atravessa gerações e não tem idade!!Parabéns pelo belo texto!
Muito obrigado Maristane, continue conosco aqui no Portal Curta Lagoa !
Muito bom!!Realmente estes ícones do rock deixam claro que o talento atravessa gerações e não tem idade!Parabéns pelo belo texto!
Muito legal meu amigo!!!
Como sempre trazendo boas reflexões do mundo da música!
Muito obrigado Rogério, continue nos seguindo aqui no Curta Lagoa !
Parabéns Alfredo! Adorei sua matéria! Texto de leitura agradável enaltecendo lendas do Rock in roll, desmistificando assim a ideia de tempo e através da performance impecável das bandas e sua atemporalidade deixa claro que os “sonhos não envelhecem”!
É minha querida irmã, somos provas vivas disso !
Perfeito Alfredão! Parabéns!!!
Muito Obrigado Eli, continue interagindo conosco aqui no Curta Lagoa !
Parabéns Alfredo pela dedicação e empenho para com a apresentação da sua banda mostrando a verdadeira essência do rock que atravessa gerações e gerações divulgadas por você. Tenho muito orgulho de ti meu primo irmão.
Meu amigo Edson, grande cantor e exímio instrumentista, alegria enorme ter você como amigo, obrigado pelo seu comentário irmão !
Estou arrepiada e com lágrima nos olhos de ler algo tão envolvente. Me senti lá dentro do Rock in Rio. TEXTO MARAVILHOSO
Como não se emocionar, é superação, a vontade, é persistência, então certamente é Rock’n’Roll !!!!!
Kátia, que comentário bakana, muito obrigado por interagir conosco aqui no Curta Lagoa !
Eu trabalhei no Rock in Rio todos os dias e realmente o dia 4 de outubro foi o mais emocionante, que mais encheu e que foi mais emocionante. Muito feliz de poder presenciar e ter visto ao vivo tudo que foi escrito nessa coluna. Fantástico o texto que me fez vivenciar tudo novamente !
Alfredo tem o poder do tele transporte, me senti dentro do evento, sentindo os agudos médios e graves de cada nota. Obriga e continue nessa pegada mister Alfredo!
Puxa, que legal ler o seu comentário, obrigado por interagir conosco aqui no Curta Lagoa !
Olá Alfredo, parabéns pela matéria. Sintetizou vem como foram as grandes bandas de Rock,e a energia sempre presentes em suas apresentações. A preocupação agora é: Até quando eles aguentarão?. O que fazer para que os jovens tomem essa bandeira do bom Rock’n’Roll? As novas bandas são raras, principalmente na mídia, apesar de sabemos que lá fora existem festivais, constantemente,e muitas bandas anônimas para nós fazem sucesso local. Vamos torcer para que os grandes ícones que se apresentaram dêem esse grande exemplo de amor ao nosso velho e bom Rock’n’Roll, não é?. Parabéns novamente e estamos sempre juntos. Viva o Rock! Saudações e a Banda Green Line nos dá uma amostra de que o Rock continua vivo como nunca. Abraço! Pedro, de São Paulo- Capital.
Pedro, muito obrigado pelo seu precioso comentário, é praticamente um aditivo ao artigo, continue sempre interagindo conosco aqui no Curta Lagoa !
Uma matéria mto bem escrita , por quem realmente gosta de rock . Parabéns.
Valeu Edson , Muito obrigado por interagir conosco e muito obrigado pelas fotos !
Sensacional!!!
Matéria muito bem abordada. O Rock é a tradução da nossa alma. Energia e vibração total.
A Gren Line Band é um show, música de verdade. Sou seguidora assídua de vocês.
Continuem brilhando!!!
Abraços e muita luz para vocês.
Elaine, sensacional, muito obrigado pelo seu comentário e por seguir a Green Line Band. Precisamos manter a chama do rock sempre acesa em nossos corações !
Parabéns Alfredo pela perfeita abordagem. Soube discernir muito bem. O que é um Rock de verdade. Igual a Banda de vocês que arrasam por onde apresentam. GREEN LINE BAND. Sua matéria ficou impecável e é com uma excelente reflexão. Aplausos.
Claudia, Estou lisonjeado e agradecido com seu comentário. Obrigado por interagir conosco e por seguir a Green Line Band. Grande abraço !
Alfredo Buzetti, é com tamanha satisfação que venho parabeniza lo pelo empenho e dedicação com sua esplêndida banda Green Line, a mais de uma década divulgando o rock and Roll a todas as gerações. Abraço primo irmão.
Querido Primo, meu irmãozão de tantas estradas, obrigado pelo seu comentário e por estar presente na minha vida em todos os momentos importantes! O Portal Curta Lagoa Agradece !
Alfredo meu caro, um resumão épico e necessário. Falou muito bem e, de 5 a 80… rock na veia. Parabéns. Regi
Muito obrigado amigo, continue sempre conosco aqui no Curta Lagoa !
PARABÉNS ALFREDO, MANDOU MUITO BEM
CONTEÚDO SENSACIONAL DE PRIMEIRA QUALIDADE
ISSO PROVA QUE O ROCK NÃO MORRERÁ JAMAIS
IT’S ONLY ROCK AND ROLL
Grande Geraldo, temos certeza disso cada dia que passa ! o Rock nunca irá morrer !