Ah férias!!! Quem não adora aproveitar o período de descanso para curtir uma viagem inesquecível?
Confesso, já estive em vários lugares do Brasil e no mundo que foram muito legais. Conheci resorts maravilhosos no Brasil, castelos na Suíça, monumentos históricos, mas faltava uma viagem: um cruzeiro.
Assim, há mais de seis meses comecei a planejar essa viagem com minha família. Escolhemos o MSC Seaview… o navio foi inaugurado em julho de 2018. São 323 metros de comprimento, pesando 154 toneladas distribuídas entre 18 andares e, acredite capacidade para 5,3 mil cruzeiristas!
Aí você me pergunta, coube tanta gente assim? Teve fila? Conseguiu curtir? A resposta é SIM!
Por incrível que pareça, a gente se perde dentro do navio, por isso, as pessoas não se aglomeram em um único espaço.
Eu estive a bordo de 11 a 18 de janeiro e passei pelas praias de Santos (onde foi o embarque), Búzios, Salvador, Ilhéus e Ilha Grande. Foram sete dias de muitas atividades!
Vou te contar algumas curiosidades e sanar dúvidas de meus seguidores:
Antes de embarcar – antes de embarcar é bom conferir: preço por pessoa; tipo de acomodação (de frente para o mar, cabine com ou sem varanda etc), que tipo de experiência gastronômica você quer escolher (eles oferecem café da manhã, almoço e jantar…e outros pacotes – falarei mais abaixo). Poucos dias antes da viagem, você recebe em seu e-mail todos os tickets e já com o número da sua cabine.
Durante o embarque – você enfrenta algumas filas – a primeira para você se apresentar, fazer o check-in e pegar seu cartão de identificação – que é sua identidade dentro do navio. Você consome tudo com esse cartão e o utiliza para embarcar e desembarcar nas excursões oferecidas por eles ou nas paradas nos portos. Se você tem filho pequeno, ele também deve estar portando o cartão. Nessa fila, eles tiram uma foto sua. Em seguida você vai para a fila de embarque e passa por um raio X, como nos aeroportos. Não é permitido entrar com objetos perfuro cortantes e comida!
Dentro do navio – tudo é lindo. Muito grandioso e luxuoso! Minha cabine tinha varanda e assim foi possível contemplar o mar…uma vista encantadora! A cabine é linda e muito bem arrumada. A camareira a higieniza assim que você sai para o café. O curioso é que à noite, após o banho e quando você retorna do jantar, ela passou por lá novamente, com toalhas limpas e a cama arrumada. Muito bom.
Valores dentro do navio – como comentei tudo é pago por meio de cartão. E você pode cadastrar seu cartão de crédito internacional que tudo será debitado nele automaticamente. Mas aí vem o detalhe: o pagamento é feito em dólar. Imagine, um refrigerante U$ 2,10. Você pode comprar perfumes, bolsas, mimos do navio. O melhor dia para compras é no penúltimo dia que eles fazem Black Friday…mas tem que pesquisar muito e ver os descontos que aplicam. Por exemplo, eles vendiam algumas marcas de perfumes importados assim: três por U$150.
O que comer: há dois restaurantes no navio que funcionam como buffet e todos são enormes. A comida é maravilhosa… porém, é repetida diariamente. O café da manhã oferece muitas opções que vão desde a parte de frutas, ovos, pães, nossa…sem comentários. O almoço e jantar são bem variados. Tem desde grelhados, assados, saladas, a ingredientes para hambúrgueres e pizza. Você escolhe o que quer. A sobremesa é um caso à parte. Caso você queira optar por uma gastronomia mais refinada, há outros restaurantes internos que oferecem pacotes especiais. Um rodízio de frutos do mar, por exemplo custa U$29,90 por pessoa . Mas há jantares temáticos cujo valor sai a U$120,00.
O que vestir: as piscinas são lindas e, claro, requerem uma roupa de praia bem bonita também. Percebi que as pessoas, principalmente as mulheres, usam saídas de praia… eu levei saídas longas e curtas. Todos os dias à noite tem programação. Houve dois momentos que foram estipulados trajes: a noite do branco que requeria roupa branca e a noite do comandante, que requeria trajes mais finos. E é sempre bom levar roupas para as paradas nas cidades, que geram entre vistas às praias ou city-tours (eu fiz um por Salvador).
Festas – citei acima que existem várias festas. Nossa, a estrutura de lazer é muito interessante e você não consegue estar em tudo ao mesmo tempo. Tem atrações gratuitas como o teatro (verdadeiros espetáculos inspirados na Broadway).. Todos os dias você recebe em sua cabine um jornal com todos os horários e programação. Vale destacar que tudo deve ser previamente agendado por um sistema interno. Eu agendei uma peça teatral linda… vou deixar aqui o vídeo de uma das performances apresentadas lá.
Lazer – todo o navio oferece uma estrutura completa de lazer: SPA, piscinas em vários andares, piscina coberta, área para crianças com toboágua, tirolesa, boliche, cassino, cinema 3D, sala de bilhar, simulador de fórmula 1, espaço de karaokê, teatro, sala para shows etc. Alguns dos serviços são pagos. Tem que conferir antes e agendar para conseguir usufruir dos espaços.
Programação para crianças – o navio oferecia atrações para crianças e adolescentes. Existem opções para crianças de 0 a 11 anos e adolescentes de 12 a 17 anos. O MSC Seaview tem parceria com o Lego e a programação para a garotada é bem variada. Dependendo da idade, a criança pode brincar a vontade, sem a presença dos pais.
Saúde –me perguntaram se senti enjoos. Graças a Deus não. Aliás, nem percebemos que estávamos dentro de um navio. No último dia, ele balançou um pouco, mas não tivemos nada. Meu médico me orientou que usássemos o medicamento Vonau em caso de enjoos.
Sobre o clima no mar – dentro do navio há ar condicionado por onde você passa, mas do lado de fora, nas piscinas, muito sol!
Espero que tenha gostado e compartilhe comigo sua experiência caso tenha embarcado em um cruzeiro.