Num mundo que está polarizado em esquerda e direita, passando por uma transformação viral, atravessando crises, repetindo erros do passado – os quais achávamos já estarem superados – e onde a discussão do momento circula em torno de fascismo, nazismo, socialismo e comunismo (sem mesmo saberem a fundo o significado dessas palavras e o que foram na verdade esses regimes), é muito triste ver o povo que esquece a sua própria história.
Sábado último, 06 de junho, foi o septuagésimo sexto aniversário do dia que mudou o destino do mundo, o insuperável “Dia D”. Dia este que deu início a libertação de todos os povos das mãos do autoritarismo do regime nazista.
A maior operação de guerra já vista na história, de codinome “Overlord”, na qual os aliados, em sua maioria americanos, ingleses e canadenses desembarcaram de peito aberto sob fogo intenso das metralhadoras alemãs MG42 nas praias da Normandia. Heróis anônimos que estavam ali lutando pela liberdade do mundo e, hoje, somente 76 anos depois, tão pouco lembrados pelos principais noticiários do nosso país.
É com muita tristeza que relato que procurei alguma TV aberta que noticiou a data e infelizmente não achei nenhuma, apenas pequenas notas nos portais de internet.
Infelizmente os jovens de hoje não sabem e não tem noção da importância dessa data. Que perdeu sua relevância com o passar do tempo, não tendo apenas um herói e sim milhares de anônimos que deram suas vidas nesse desembarque em prol da liberdade!
Registro aqui meu profundo respeito a todos que ali lutaram vivenciando o verdadeiro inferno em plena terra. Gratidão eterna pelo legado de liberdade que nos deixaram!
Viva 06/06/1944, o dia mais importante do calendário do mundo livre!
Alfredo Buzetti