Essa vai para os chocólatras de plantão!
Chocolate cai bem em tudo não é? Em bebidas, sobremesas, doces e até em pratos da alta gastronomia… Hum… quem não abre mão dessa delícia para melhorar o humor? Ou curtir um momento especial? Eu sou alucinada por chocolate, confesso! E de tanto gostar, quero comemorar com você esse dia!
Tenho certeza de que já ouviu falar sobre os benefícios do chocolate para a saúde e até seus “malefícios também”. 00
Mas antes disso, quero dar uma dica de como eu faço quando a fissura pelo chocolate aumenta em casa e não quero preparar um brigadeiro: eu simplesmente parto um quadrado daquela barra de confeiteiro, derroto no microondas e adiciono meia caixinha de creme de leite. Fica delicioso. Pode usar essa mistura como caldo de bolos ou deixar na geladeira para encorpar. Eu como de qualquer jeito!
Mas vamos ao glossário!
Chocolate – Alimento feito a partir do grão do cacau, em mistura com outros ingredientes. Dependendo da quantidade de açúcar adicionada à receita e da presença de leite, pode resultar em chocolate ao leite, branco, meio-amargo ou amargo.
Chocolate Maker – O termo, em inglês mesmo, começou a ser usado após a chegada do movimento bean to bar no Brasil. Designa o profissional que faz o chocolate a partir dos grãos de cacau (diferente do chocolatier que usa chocolate pronto como ingrediente inicial).
Chocolatier – Em português, chocolateiro. Profissional especializado na produção de chocolate a partir de outros chocolates. Por exemplo, quem se especializa em fazer bombons, usando como ingrediente um chocolate já pronto. Leia mais aqui.
Chocólatra – Aquele que ama chocolate (EU!)
Criollo – Variedade de cacau mais apreciada pelos chocolatiers por ser um cacau fino, saboroso e suave. É raro, escasso e caro.
Croquant- É o chocolate com flocos de arroz ou pedaços de nozes, castanhas, amêndoas e macadâmias em sua composição: o popular “crocante”.
Leia mais em: https://super.abril.com.br/comportamento/glossario-do-chocolate/
Forasteiro – Variedade de cacau encontrada em 80% da produção mundial, e portanto a referência para a cotação internacional do produto.
Gianduia (Nutella) – Mistura de avelãs moídas com açúcar de confeiteiro e chocolate.
Gourmet – Palavra associada à alta culinária, são alimentos ou bebidas de alta qualidade, reservados a paladares mais avançados e a experiências gastronômicas mais elaboradas.
Marmorização – Mistura de chocolates de cores diferentes sem que haja uma fusão completa, dando o aspecto visual de mármore.
Nib de cacau – É o centro do grão do cacau puro, comestível, que pode ser transformado em massa de cacau ou usado na cobertura de bombons e trufas.
Temperagem – Processo de derreter o chocolate e resfriá-lo lentamente com controle de temperatura para favorecer a cristalização correta da manteiga de cacau, o que garante o brilho do chocolate, a secagem rápida, a estrutura uniforme e prazo de conservação prolongado.
*Fontes Chocólatras online e revista Super Interessante