Os pacientes perguntam quais cuidados devem ter com a pele no dia a dia, além das tão faladas medidas de proteção solar.
Na verdade, as opções vão depender de fatores diversos, desde clima e estação do ano, passando pelas necessidades individuais de cada pele, até avaliação das consequências de hábitos pessoais, tais como tabagismo e exposição solar.
Para facilitar o entendimento oriento que, dentro da Cosmiatria (ramo da Dermatologia que aborda todas as questões estéticas da pele, unhas e cabelos), existem três vias possíveis de tratamento:
- tópico, quando aplicado diretamente sobre a pele;
- injetável, quando se infiltram ativos na derme, gordura subcutânea, intramuscular ou próximo ao osso;
- Uso sistêmico, por exemplo a via oral.
Atualmente existem diversas possibilidades, sejam consagradas ou ainda com poucas evidências, que visam melhorar a aparência da pele, desde que corretamente indicadas e empregadas com regularidade. Esse mesmo raciocínio vale tanto para o uso de substâncias quanto para o emprego de procedimentos e tecnologias para melhoria da pele: não adianta fazer um tratamento e depois não dar continuidade periódica. Assim, um bom resultado depende de dedicação e de um protocolo de manutenção.
Mas, por onde começar então? O que mais percebo na prática é que as pessoas ficam insatisfeitas ou até paralisadas mediante tantas opções… Vamos lá: quando se fala em cuidados básicos, comece por onde você pode, ou seja, dentro do que cabe no seu bolso e, principalmente, no seu tempo. Mas sempre combine com seu dermatologista qual o seu OBJETIVO. Assim sendo, seguem algumas dicas simples sobre o que você mesmo pode fazer corretamente na sua casa.
Em relação ao rosto, comece pela lavagem, que serve para remover as impurezas. Quanto mais próximo do pH natural da pele for o sabonete, melhor. Experimente um syndet ! Se está seca, escolha loção ou espuma; evite em barra! Se mista a oleosa, aqueles contendo ácido glicólico, salicílico ou zinco, na forma líquida, em gel ou espuma são interessantes. Enxofre só se muito oleosa e acnéica, mas não exagere na frequência, tomando cuidado com a oleosidade rebote. Detalhe: se usa maquiagem e estiver na hora de retirar,faça-o primeiro com demaquilante para depois lavar.
E o próximo passo? Se você estiver com muita disponibilidade, pode até tonificar para equilibrar o pH; do contrário, siga em frente. Esse é o momento de aplicar um cosmecêutico específico, caso seja indicado para você: ativos a base de ácidos, antioxidantes, despigmentantes, hidratantes. Sabia que a pele pode ser oleosa e estar desidratada ao mesmo tempo? Por isso existem também hidratantes que repõem a umidade porém não deixam com aspecto melado. Ufa!
Se estiver de dia, existe um último passo, não menos importante: aplicar o protetor solar nas áreas expostas, sobre o qual comentei no primeiro post. São tantas as opões que existe até com pigmento, dando um aspecto de base: pra quem tem hábito de se maquiar no dia-a-dia, é uma das vantagens dessa versão. Aí é só finalizar com um blush, um rímel e o que mais gostar!Ah, e não se esqueça de hidratar a pele corporal sempre após o banho!
Enfim, não parece tão complicado assim, não é? Quando puder, marque uma consulta com seu dermatologista para avaliar as necessidades da sua pele; ele pode te indicar um tratamento específico ou simplesmente te direcionar e deixar sua rotina mais eficaz!No mais, já iniciou seu skincare hoje?
#pele# rotina# skincare# cuide-se# dermatologia lagoa santa# drarenatatelesdermatologia