Nesse meu primeiro texto do Curta Lagoa, quero mostrar a você que tem muita coisa em Belo Horizonte par você aproveitar.
A praça da Liberdade, localizada na região centro-sul da nossa #ahhbeagá, é muito mais que um belo horizonte. O cartão postal abriga ainda o Circuito Liberdade que se confunde com a história da própria cidade capital de Minas Gerais. A transformação da Praça da Liberdade em um complexo cultural foi feita em 2010, mas sua vocação para atividades voltadas à arte, à cultura e à preservação do patrimônio foi construída bem antes, com o Arquivo Público Mineiro, a Biblioteca Pública, o Museu Mineiro e a ocupação da Praça por diversos movimentos culturais.
Em 2015, o Circuito passa a ser gerido pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) e, desde então, vem buscando uma maior articulação com o espaço urbano e os diversos grupos artísticos e populares, consolidando-se como um braço forte da política pública de cultura do governo estadual.
O projeto passou por um processo de ampliação do seu perímetro de atuação, considerando os eixos da Avenida João Pinheiro e da Rua da Bahia, o que foi traduzido em seu novo nome: Circuito Liberdade. Dentro desta perspectiva, novos equipamentos passaram a fazer parte do complexo, com a composição de uma agenda integrada aos outros espaços já existentes.
Hoje o Circuito Liberdade é composto por 15 instituições, dentre museus, centros de cultura e de formação, que mapeiam diferentes aspectos do universo cultural e artístico.
Medidas preventivas são tomadas para evitar propagação do coronavírus
Como medida de prevenção à propagação do Coronavírus (Covid-19), e seguindo as orientações do Governo do Estado de Minas Gerais, os 15 espaços culturais que integram o Circuito Liberdade, suspenderam as atividades a partir de 17 de março, por tempo indeterminado, todas as atividades agendadas. Sendo assim, as visitações públicas a esses equipamentos estão interrompidas.
Mas alguns espaços, como o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) estão oferecendo programação on-line. Até 23 de agosto acontece a primeira mostra de filmes totalmente on-line, a 2ª Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo.
Vale a pena acompanhar a programação do Circuito Liberdade ou diretamente no site de cada espaço cultural.