Olá, pessoal!
Hoje eu venho falar com vocês um pouco a respeito dos cuidados com a saúde bucal na infância. Afinal de contas, as crianças precisam de orientações especiais para crescer com os dentes saudáveis, incluindo o uso de produtos específicos para sua faixa etária.
O hábito da escovação deve ser iniciado tão logo os primeiros dentes de leite apareçam, usando escovas apropriadas para a idade, com cerdas macias e cabeça pequena.
As crianças devem ser orientadas e encorajadas a realizar a higiene oral como primeira tarefa da manhã e última tarefa antes de dormir. Na hora de dormir, a produção de saliva (que protege os dentes naturalmente) diminui. Este é o momento em que higiene oral é mais necessária.
Até que elas completem sete anos de idade, o adulto responsável deve realizar a escovação, pois elas ainda não possuem destreza suficiente. Depois dos sete anos, a criança pode escovar dentes sozinha, mas sempre com supervisão dos adultos. Aos 10 anos, as crianças podem realizar a escovação sozinhas.
Desde 2009 a Associação Brasileira de Odontopediatria recomenda o uso do creme dental com flúor a partir do primeiro dente do bebê na quantidade mínima de 1000 PPM (partes por milhão). O ideal para as crianças seria entre 1000 e 1500 PPM. Normalmente encontramos no mercado na concentração de 1100 PPM. Abaixo dessa concentração ideal, podemos considerar uma quantidade de flúor pequena, não sendo capaz de ter ação efetiva contra a cárie.
Mas o que importa mesmo é a QUANTIDADE de creme dental que vai ser colocada na escova:
0 a 2 anos é recomendado meio grãozinho de arroz cru em torno de duas vezes ao dia;
De 2 a 4 anos, o equivalente a um grão de arroz cru duas a três vezes ao dia;
E acima de 4 anos o equivalente a um grão de ervilha três vezes ao dia ou mais, dependendo da necessidade da criança.
É importante desfazer a crença de que quanto maior a quantidade de creme dental, mais protegido vai ficar o dente.
Os cremes dentais sem flúor realmente não são mais indicados para o uso quando os pais que vão colocar a quantidade na escova. Mas podem ser uma boa alternativa para levar para a escola, já que neste ambiente a criança que manipula, não tendo o controle da quantidade que será colocada.
Vale lembrar que o flúor é um MEDICAMENTO. Portanto ele tem que ser usado com PARCIMÔNIA, já que os efeitos do seu uso inadequado levam a um problema grave que é a fluorose. Este problema é causado, justamente, pelo excesso de flúor durante a escovação. Nele a criança engole o flúor, que vai por meio da corrente sanguínea até o local onde estão sendo formados os dentes, alterando o seu processo de calcificação. Um dos sinais mais evidentes e visíveis da fluorose dentária é a presença de manchas nos dentes que normalmente apresentam uma forma irregular e podem ter várias tonalidades de acordo com o seu grau de gravidade e intensidade. Desta forma, incentive a criança sempre a cuspir o creme dental.
Passar fio dental é muito importante, especialmente para aqueles com dentes muito juntos. Para usar o fio dental, é necessária uma maior coordenação motora, por isso, um adulto deve supervisionar as crianças. Você também deve instruir a criança a limpar a língua. Enxaguantes orais somente devem ser usados após os seis anos de idade, quando é menos provável que a criança engolirá o produto.
A melhor maneira de educar uma criança é dando exemplo. Escovar os seus dentes enquanto a criança está por perto é uma boa maneira de educá-la. Dessa forma, você demonstra que essa é uma atividade que faz parte da higiene corporal, assim como tomar um banho.
Além disso, é fundamental que o pequeno fique à vontade e que seja sempre um momento prazeroso!