IGR Grutas e Senac se uniram para destacar a gastronomia do território como uma opção para explorar turisticamente as cidades participantes
A Instância de Governança Regional (IGR) Grutas, mais conhecida como Circuito Turístico das Grutas, em parceria com a Diretoria de Gastronomia do Senac Minas, está lançando oficialmente neste mês de setembro a Rota Frango e Cachaça. Estão participando 30 restaurantes e 6 cachaçarias/destilarias contemplando as cidades de Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Capim Branco, Confins, Cordisburgo, Fortuna de Minas, Jequitibá, Lagoa Santa, Matozinhos, Paraopeba, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Santana de Pirapama, São José da Lapa e Sete Lagoas.
Tudo começou com o projeto De Volta às Origens – Rotas Turísticas do Circuito das Grutas que visa promover cinco rotas turísticas complementares à Rota das Grutas Peter Lund e uma delas é a Frango e Cachaça que traz o frango, em suas diversas formas de sabores e fazeres, seja a partir do preparo tradicional no fogão a lenha ou na releitura de chefs, mas sempre harmonizado com bebidas tradicionais no território, como cachaças, licores, whiskys, gins produzidas nas fazendas, alambiques e destilarias do Circuito Turístico das Grutas. “Como iniciativa para aumentar a visibilidade do “Destino Turístico Grutas”, a Rota Frango e Cachaça chega como possibilidade de diversificação da atividade turística no Circuito Turístico das Grutas, tendo como foco a gastronomia regional”, ressalta a presidente da IGR Grutas, Mariela França.
A Diretoria de Gastronomia do Senac Minas abraçou o projeto e proporcionou a estruturação técnica para que a gastronomia brilhasse como atrativo turístico. Foram oferecidos treinamentos e capacitações para toda cadeia produtiva. “A gente conseguiu perfazer quase 700 pessoas em treinamentos de um modo geral, ou seja, as consultorias individuais dentro dos estabelecimentos, para alguns ajustes e orientações sobre os pratos e também os treinamentos na área de camararia, de hotelaria, de bar, de garçom, de preparo de drinks, de cafés, de atendimento, enfim, uma série de treinamentos que contribuiu, inclusive, para o sucesso do desenvolvimento da Rota Frango e Cachaça. E a gente espera que essas capacitações não parem por aí, que as pessoas realmente continuem buscando se evoluírem e aprenderem cada vez mais para oferecer os melhores produtos e serviços dentro dessa rota”, analisa o coordenador da Diretoria de Gastronomia do Senac Minas, Chef Edson Puiati.
Puiati ressalta também a importância de todo esse processo para a cadeia produtiva: “A área de turismo e hospitalidade é uma cadeia produtiva única. Com uma Rota estruturada passamos para o turista e para os visitantes esta sinergia de que tudo ou pelo menos a maioria do que eles estão vivenciando é uma construção local, daquela comunidade, daquela região. Então eu acho que isso fortalece sem dúvida nenhuma a cadeia produtiva e estou muito confiante de que a rota do frango de fato será um sucesso tremendo e expressa de uma forma muito séria e concreta e real a nossa cultura do frango dentro do estado de Minas”.
Primórdios da Gastronomia Mineira
A Rota Frango e Cachaça participou do Programa Senac Primórdios da Cozinha Mineira que é um programa existente desde 2010 e busca entender e registrar como se formou a cozinha mineira em cada território onde atua. A coordenadora do programa Vani Fonseca explica que “o programa parte de uma pesquisa investigativa que procura entender e registrar os valores da cultura alimentar do lugar e como é possível replicar e reforçar esses valores, por meio das orientações ao modelo de capacitações que é aplicado pelo Senac, com base nos achados da pesquisa, destacando os diferenciais locais de cada território e ainda sua colaboração na formação da gastronomia do Estado”.
“Quando você vê a força do frango na região, o quê que o frango significa? O frango está intimamente ligado ao modo de vida nesse território. Trazido pelos Portugueses, era um alimento de grande apreço da família real: alimento preferido do Dom João VI e de Pedro II. Esse apreço colaborou para a difusão do seu uso familiar, principalmente no dia de domingo, nas comemorações de família e nos encontros. O frango se tornou a comida do encontro no lugar do encontro, entre as minas e as gerais, que é o território do Circuito das Grutas. Toda essa cultura, recebida desde a ancestralidade do território e da Minas colonial e imperial, traz uma diversidade muito grande nos modos de preparo do frango: nos 30 restaurantes não encontramos um único preparo igual ao outro, cada um é feito de uma forma, o que o torna uma marca de origem nesse território. Com relação à cachaça, usada em um trago antes da refeição ou em drinks é mais uma forma bem mineira de valorizar o prato”, relata Vani.
A coordenadora do programa Senac Primórdios da Cozinha Mineira conta que, durante a pesquisa de campo com os participantes da Rota, encontraram formas primorosas de trabalhar o frango como atrativo, desde formas modernas e até as formas mais tradicionais. “Então esse frango além de ser um fator de desenvolvimento econômico local, representa na cultura do lugar um prato que une as pessoas, moradores e passantes, desse território que é porta de entrada do sertão, da região mineradora e até do exterior, com o aeroporto de Confins. Isso pra gente foi uma surpresa, saber da potência do frango em representar um momento de encontro, tanto na cultura geraizeira como na cultura mineira. A Rota do Frango é um elemento, um capítulo da mineiridade: uma farta e aromática panela de frango servida à mesa é sempre um momento especial, uma verdadeira mesa da cozinha mineira, onde todos cabem nesse lugar”.
Lançamento
A Rota Frango e Cachaça será lançada oficialmente no dia 21 de setembro e a partir dessa data, todo o público poderá se deliciar com os pratos da Rota Frango e Cachaça. O evento de lançamento é exclusivo para Imprensa, Agentes de Viagens, Operadores de Viagens, Trade Turístico e parceiros e associados das cidades que compõem o Circuito Turístico das Grutas e será realizado no Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, com a apresentação dos restaurantes e pratos participantes, bem como do Passaporte Digital. Além disso, nos dias 26, 27 e 28 de setembro ocorrerá o lançamento nacional da Rota no Stand Minas Gerais na ABAV- Feira de Negócios de Turismo, a maior feira para Agentes de Viagens da América Latina.