O projeto Costurando Sonhos, idealizado pelo estilista Victor Dzenk realizará um café na VD House em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Este evento terá um caráter pra lá de especial. Além de celebrar essa data, contará com a presença das doceiras do Mercadinho Dona Roxa, representando a Rota das Doceiras – outro projeto de suma importância para a região e ainda marcará o desenvolvimento das costureiras atendidas pelo projeto, que poderão mostrar com muito orgulho todos os souplats que desenvolveram desde a criação, que ocorreu em setembro do ano passado.
Eu estive no café da manhã de lançamento (fotos acima) e, conversando com o Victor Dzenk, fiquei muito feliz em saber sobre a evolução de cada participante. Segundo ele, durante o evento, todas poderão comercializar seus produtos para os visitantes.
É possível ver a evolução de todas desde a criação dos primeiros souplas! Hoje elas já utilizam acabamentos mais finos e delicados e a cada dia melhoram no visual. O primeiro passo foi aprender o processo de costura e a utilizar a máquina industrial. Agora, elas estão prontas para a próxima etapa e começarão a confeccionar roupas! As aulas acontecerão até o final do ano e, a cada três meses, serão inseridas novas etapas.”
Sobre o projeto
Tudo começou com a mãe de Victor, Tereza Neuma Corrêa Dzenkauskas, que confeccionou a apostila do projeto há 10 anos., na região do Sumidouro, na Lapinha. O projeto nasceu a partir da percepção de que a autoestima das mulheres está intimamente ligada à importância de se sentirem úteis no espaço que ocupam. Muito mais que ganhar dinheiro, ser protagonista da própria história tornou-se relevante. Desta forma, o “Costurando Sonhos” vislumbra o aprimoramento profissional na produção de peças para o mercado da moda que carece de mão de obra especializada.
2 comentários
Acho esse projeto incrível;
Também acho!!! Obrigada por comentar!