Entender o ser humano é um processo complexo e exige de nós muito conhecimento. Manter uma relação harmônica onde conseguimos entender o outro e expressar nossas opiniões e percepções de uma maneira clara e objetiva é uma arte.
Este processo é fundamentalmente embasado na linguagem humana que inclui a forma como falamos, olhamos, sentimos e nos comportamos diante dos outros. Contudo, se analisarmos nossas relações perceberemos que muitas vezes não conseguimos falar a mesma língua.
Infelizmente ainda não temos um aplicativo que traduz aquilo que queremos dizer de uma maneira que outro entenda sem erros. Falar uma mesma língua significa perceber e compreender o comportamento do outro
Para que essa compreensão exista é necessário primeiro conhecer o que passa dentro de nós. Se eu não me conheço, se eu não tenho claro como sou, o que eu quero, sendo assim como posso compreender o outro. Uma pesquisa em 2015 mostrou que 63% dos casos de insatisfação com o trabalho são atribuídos a problemas de relacionamento. Outro dado é o aumento no número de divórcios.
Dessa forma podemos concluir que o sucesso em lidar com pessoas está ligado primeiramente em se conhecer e segundo em criar uma conexão positiva com o outro. A inteligência emocional nos ajuda nesses dois pontos. Segundo Daniel Goleman, a inteligência emocional pode ser dividida em duas categorias:
- Competências emocionais pessoais: como eu me conecto comigo e sou capaz de extrair o meu melhor
- Competências emocionais sociais: como eu me conecto com os outros e sou capaz de gerar os melhores resultados com o grupo
A autoconhecimento é a consciência plena de quem eu sou, de como eu ajo e como me conecto com o grupo o qual faço parte. Desenvolver a inteligência emocional nos permite uma interação social mais eficaz e torna nossos relacionamentos mais harmônicos.
Ter autoconhecimento também é imprescindível para entender as causas e feitos de projetos mal sucedidos, bem como conflitos de relacionamentos – pessoais ou profissionais –, a fim de buscar a melhor maneira de superá-los. Pois, a partir do momento em que você realmente se conhece, passa a perceber (e considerar) melhor o ambiente e as pessoas ao seu redor, e adquire uma visão de mundo mais sistêmica.
Para te ajudar veja algumas dicas práticas:
- Questione-se sempre: busque os porquês, entenda como está agindo em sua vida.
- Busque novas experiências: esteja aberto a novidades e novas possibilidades e avalie sempre como te faz bem ou não
- Observe o que falam de você: reconhecer-se através dos outros é uma boa maneira de ver pontos que não sabemos.
- Avalie a sua relação com parentes, amigos e colegas de trabalho: entender seus relacionamentos ajuda a obter percepções diferentes sobre suas ações.
Quando sabemos como somos, o que queremos, como agimos e como sentimos, nossas ações se tornam mais coerentes, nossas metas mais assertivas e nossas realizações são mais completas.
Esse texto fez sentido para você, deixe seu comentário aqui ou no meu instagram @coach.luisantonio.