Já são milhares casos confirmados de Covid-19 no Brasil. A transmissão rápida do novo vírus se tornou uma realidade e o melhor tratamento é a prevenção da doença.
A necessidade de nos mantermos reclusos em nossas casas nesse momento é primordial. Então porque não aproveitar esse tempo para voltarmos as nossas atenções à nossa saúde bucal e à dos nossos filhos?
Então aí vão algumas dicas para deixarmos todos esses cuidados em dia:
1. Manter a rotina de higienização. Levar uma rotina adequada com escovação e uso do fio dental evita a instalação de doenças. Como essa rotina é perdida durante o tempo de isolamento, não devemos nos esquecer dos horários habituais mínimos de escovação que devem ser mantidos: pela manhã, após o almoço e antes de dormir. Desta forma, mantendo a saúde bucal em condições favoráveis, evitamos o crescimento de microorganismos na boca que podem circular pelo corpo e evoluir também para uma baixa imunidade. Lembre-se que a escovação da criança deve ser feita pelos pais pelo menos uma vez ao dia até os 8 anos de idade e a própria criança pode escovar nos outros horários para desenvolver o hábito e a habilidade.
2. Manter dieta equilibrada. Como sabemos, ficar em casa propicia a ingestão de alimentos fora de hora. Um cuidado especial deve ser dado ao consumo excessivo de doces, biscoitos, e alimentos cariogênicos em geral, que além de contribuírem para o possível surgimento da Doença Cárie, podem causar malefícios a sua saúde.
3. Faça um auto exame. Aproveite o tempo livre e se examine em frente ao espelho. Observe se existem manchas, pequenas fraturas ou mobilidade nos dentes e suas restaurações; cheque se existe vermelhidão, inchaço ou sangramento na gengiva; observe o posicionamento dos dentes e o formato da sua arcada; e, finalmente, verifique toda a mucosa da boca e língua, se apresentam alteração de cor ou textura. Faça o mesmo exame criterioso nos seus filhos.
4. Cuidados com bebês. Após cada mamada deve ser feita a limpeza da boca do bebê utilizando-se uma gaze ou uma fralda limpa enrolada no dedo umedecida com água limpa fervida ou filtrada fazendo a higienização da gengiva e dos tecidos da boca. E com a erupção do primeiro dentinho já podemos iniciar a escovação, atentando-se para a escova e creme dental recomendados para a idade (não perca os próximos artigos).
5. As escovas de dente devem ser trocadas regularmente. As escovas devem ser trocadas quando as cerdas começarem a perder a cor ou deformar. Atente-se ao fato da necessidade de trocar de escova após períodos em que se ficou doente, mesmo se não estiver na hora de trocar. Os microorganismos causadores da doença podem permanecer por longos períodos nas cerdas. Outro cuidado importante é não compartilhar a escova com outra pessoa, mesmo sendo da família.
6. Não colocar a mão na boca. Este pode ser considerado um dos principais cuidados em tempos de contaminação pelo Coronavírus. As mãos estão em contato constante com várias superfícies diferentes -ambientes, pessoas, animais – que nem sempre estão limpas. Elas absorvem todo tipo de bactérias e, sem perceber, levamos a mão à boca, nariz e olhos, que são vias de entrada para o corpo. Sendo assim, evite esse hábito e lave as mãos constantemente.
7. Evitar beijos. Nossa boca é uma porta de entrada para vários vírus e bactérias. Os beijos devem ser evitados porque podem transmitir o vírus através do contato com a saliva. E até mesmo as bactérias da cárie, sabia?
Não se esqueça, os devidos cuidados com a saúde bucal são importantes tanto em época de pandemia quanto fora dela!