O concurso mais amado do Brasil está de volta: de 30 de julho a 29 de agosto será realizada a 21ª edição do Comida di Buteco
Se a preocupação em preservar e evoluir os pequenos negócios familiares chamados “butecos” já era o propósito do Comida di Buteco, com a pandemia se tornou urgente. O segmento de bares e restaurantes está entre os que mais sofreram com a pandemia, pois foram um dos primeiros a terem medidas restritivas de funcionamento e que se farão necessárias ainda por um bom tempo. 30% dos butecos participantes do concurso em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas. Muitos de forma irreversível, mas vários, quem sabe, reabram em um momento pós-pandemia.
Diante desse cenário, o Comida di Buteco criou o movimento Salve os Butecos! Com o objetivo de ajudar os donos de butecos o movimento leva ao público várias alternativas para contribuírem, trazendo não apenas faturamento adicional a eles, mas sua força e pensamento positivo para a recuperação de todos.
Todos podem participar: consumidores, empresas, veículos de comunicação e mídia. As doações podem ser em espécie; produtos, no caso de empresas que atendem diretamente os butecos e espaços na mídia para divulgar a campanha. A meta do Comida di Buteco é arrecadar R$ 3 milhões entre julho e agosto e dividir igualmente entre os butecos participantes do concurso.
O acompanhamento das doações será por meio do “butecômetro” no site comidadibuteco.com.br. A conta para doações é: Banco Santander 033 – Agência: 1595 – Conta número: 130023050. Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA. CNPJ: 06.204.569/0001-55
Segurança – Nesta edição, pela primeira vez em sua história, o concurso terá um formato híbrido, pois os consumidores poderão provar os petiscos participantes do concurso por meio do delivery ou buscando nos butecos, no formato “para levar”. Para isso, vamos divulgar os telefones dos butecos participantes no nosso site para que você possa pedir o petisco diretamente a eles, seja por telefone ou mensagem de what’s app. Em BH e Curitiba o concurso conta com uma parceria com o 99Food, que entregará os petiscos participantes com exclusividade em termos de aplicativo de entregas.
Os butecos participantes do Comida di Buteco estão sujeitos às regras de funcionamento dos bares determinada pelos governos municipais em cada cidade onde o concurso acontece. O concurso orienta os butecos participantes a cumprirem rigorosamente as regras definidas e limitar o atendimento à capacidade permitida no estabelecimento.
Sendo assim, o consumidor poderá pedir o petisco participante via delivery/para levar ou, se sentindo seguro seja por vacinação concluída ou pelas medidas de proteção individual e também de cada buteco, participar presencialmente.
Para viabilizar a ida dos consumidores de forma segura aos butecos, o Comida di Buteco fechou uma parceria com a Tagme – plataforma que permite o agendamento de mesas e a digitalização dos cardápios – para que os butequeiros possam planejar com segurança sua ida ao buteco. Esta ferramenta ficará acessível no site www.comidadibuteco.com.br.
Foi elaborado também uma lista de dicas para os consumidores, para que respeitem as regras e não causem constrangimento aos butecos e eventualmente multas e fechamentos pelo poder público bem como desclassificação no concurso Comida di Buteco por desrespeitar as regras de funcionamento de forma reincidente. As dicas estarão divulgadas nas redes sociais e website do Comida di Buteco, dentro dos butecos e junto aos veículos de imprensa que fazem a cobertura do concurso. Como exemplo destas recomendações está: “não servir ninguém que não esteja sentado nem efetuar vendas para que as pessoas consumam em pé ao redor do bar”.
Novas iniciativas – Neste período em que o concurso não foi realizado, formas alternativas foram criadas para que o Comida di Buteco esteja sempre próximo do público, dos fãs do Comida di Buteco e de tudo aquilo que ele traz em termos de entretenimento e sociabilidade.
Linha Festas Comida di Buteco – Por meio de uma parceria com a Regina Festas, empresa com 50 anos de vida e líder em produtos para decoração de festas, foram desenvolvidos vários itens para ambientar uma festa com a identidade do Comida di Buteco: balões, porta copos, copos descartáveis, decorações de mesa, etc. Disponíveis nas lojas de artigos de festas em todo o Brasil e também no site reginafestas.com.br.
Piraquê Comida di Buteco – Lembrada há mais de 70 anos pela originalidade de seus produtos, a Piraquê, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, lança em edição especial os snacks Comida Di Buteco. A novidade leva para dentro de casa os sabores irresistíveis dos butecos familiares, como pão de alho, pimenta e calabresa na versão salgadinho de 90g.
Receitas Campeãs – A Sympla Play, braço da plataforma Sympla que comercializa cursos e conteúdos digitais, convidou o Comida di Buteco para desenvolver uma “temporada” de vídeos de receitas do concurso. Esta primeira leva traz receitas premiadas de BH e o produto é composto dos vídeos de 10 receitas, a história de cada um destes butecos, vídeo institucional do Comida di Buteco, um card com a receita para ser impressa e um certificado/gift. O produto poderá ser adquirido na plataforma sympla.com.br, a partir de 19 de agosto.
Camisetas -O Comida di Buteco estará presente na maior loja virtual de camisetas do Brasil: Chico Rei. A marca desenvolverá e comercializará 3 modelos de camisetas inspiradas pelo Comida di Buteco e 10% do valor da camiseta será destinado ao movimento Salve os Butecos. A linha estará disponível na loja chicorei.com, a partir de 1º de agosto.
Tema Raízes – Raízes, tanto com o sentido intrínseco das receitas como também da origem, princípio, cerne. São muitas opções de fácil acessibilidade e infinitas possibilidades de combinações. Batata, mandioquinha, beterraba, cenoura, são apenas alguns exemplos que aguçaram a criatividade dos cozinheiros e que vão despertar a curiosidade do público. Todos os butecos participantes desenvolveram as receitas dos petiscos 2021 contendo uma ou mais raízes. E, continuando a tradição de oferecer petiscos a um preço justo e que permita experimentar as criações de butecos, os petiscos terão um preço fixo de R$ 27,00.
Nossa raiz – O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, como uma atividade da extinta Rádio Geraes e hoje cobre todo o país, sendo realizado simultaneamente em 21 praças e desde 2016 elege também o MELHOR BUTECO DO BRASIL.
Mecânica do concurso – Elege-se o Melhor Buteco da cidade e não o melhor petisco! Na primeira etapa, em cada uma das cidades participantes, os butecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.
Na segunda etapa, em setembro, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados. Elege-se aí o MELHOR BUTECO DO BRASIL, que será conhecido e premiado no mês de outubro.
Patrocinadores 2021 – O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua CAUSA como plataforma de desenvolvimento de suas marcas, pois nenhum buteco participante paga nada para participar nem é obrigado a consumir nenhum produto dos patrocinadores.
Abaixo estão as principais marcas que estão presentes no Comida di Buteco:
Banco Oficial: Santander (clientes tem 10% de desconto nos petiscos concorrentes em grande parte dos estabelecimentos participantes)
Santander e a Gastronomia – O Santander tem os patrocínios ao setor gastronômico como uma de suas principais estratégias de marca. Nos últimos anos, o Banco tem apoiado eventos nacionais de renome dentro deste segmento.
Esta iniciativa tem como objetivo associar a marca Santander à gastronomia, por meio do apoio às inovações empreendedoras e culturais. Além disso, a instituição gera negócios para toda a cadeia, desde o produtor rural, passando pelos restaurantes e bares, até o consumidor final, com ofertas financeiras, benefícios, e experiências exclusivas. Dessa forma, espera ser reconhecido como o Banco da Gastronomia.
O Farol Santander São Paulo, inaugurado há três anos, também tem a gastronomia como um dos eixos temáticos. O prédio tem hoje, em alguns dos andares, o Café do Mirante, o Bar do Cofre SubAstor e o Boteco do 28.
Bohemia – Parceira de longa data do Comida di Buteco, a Cervejaria Bohemia propõe ao público um novo olhar para os seus costumes, trazendo para o concurso o conceito do ‘sabor que move tradições’. “Para a Bohemia, que vem conquistando paladares por gerações, falar do boteco como extensão da nossa casa é justamente levar a tradição adiante, apoiando a cultura, a cozinha de raiz e o consumidor mineiro”, diz a gerente regional de marketing, Fernanda Federico.
Heinz – Essa é a primeira vez que a Heinz patrocina o Concurso “Comida di Buteco”. “O Comida di Buteco une os melhores bares do Brasil em um concurso que busca o melhor da culinária raiz e Heinz não poderia ficar de fora. Os butecos têm um valor sentimental muito grande na vida dos brasileiros e Heinz quer fazer parte dessa memória afetiva trazendo ainda mais sabor para os deliciosos petiscos criados para o concurso com os nossos condimentos. Estamos animados para fazer parte dessa jornada em busca do melhor buteco do Brasil”, explica Bruno Ferragut, Gerente de Marketing Foodservice da Kraft Heinz.
Mc Cain – A McCain já é parceira do Comida Di Buteco há 4 anos consecutivos e para a marca é importante apoiar e fazer parte de um concurso que há mais de 20 anos fomenta a cozinha de raiz aproximando a McCain tanto dos bares e restaurantes independentes que participam, quanto dos consumidores que visitam estes locais durante a disputa. “E é claro que, nesse contexto de happy hour e reunião de amigos e famílias, não poderia faltar o petisco mais democrático e amado por todos: a batata-frita, especialidade da McCain”, comenta Victoria Gabrielli, Diretora de Marketing da McCain Brasil.
Para essa edição do concurso, a McCain traz como sugestão seu mais novo lançamento: as batatas McCain Crispers, que possuem textura super crocante, corte em “v”, ondulada e com casca. Ela é perfeita para criar os mais variados pratos, já que o formato permite saboreá-las com molhos, coberturas (como carne seca ou costela) ou até mesmo recheando as batatas (com guacamole, por exemplo), estimulando a criatividade dos participantes.
Reserva 51 – A Reserva 51, uma das marcas da Cia Müller de Bebidas, confirmou presença em mais uma edição do Comida Di Buteco. A competição, que este ano completa duas décadas de existência, tem o objetivo de resgatar os botecos autênticos de cada região. Em 2021 serão mais de 500 bares participantes em cidades como São Paulo, Belo Horizonte Salvador, Fortaleza, Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro.
Assim como nos anos anteriores, a Reserva 51 – uma cachaça extra premium, 100% envelhecidas em barris de carvalho – estará presente nos locais participantes com dosador, copos shot e ainda uma placa personalizada para os bares que entraram no projeto.
Perdigão – “O alimento é um importante elo para reunir família e amigos, seja em ocasiões cotidianas ou especiais, como celebrar em volta da mesa de um bar. A Perdigão acredita nisso e pelo 4o ano patrocina mais uma edição do Comida di Buteco, que acaba estimulando as relações gostosas em torno da comida, que é uma das premissas da marca”, afirma Luciana Bulau, gerente executiva de marketing da Perdigão.”
M Dias Branco – Contando com mais de 65 anos de existência, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de chocolates e torradas Com o objetivo de se aproximar dos consumidores regionalmente em uma ocasião de consumo unâmime entre os brasileiros – o buteco – as marcas de farinha Finna e Isabela apresentam o projeto, sendo Isabela para os estados do Sul o país e Finna para os demais circuitos e também com a marca Piraquê, conforme dito pela gerência de marketing da marca: “O concurso valoriza receitas originais de bares familiares e suas receitas de raiz, combinando com a originalidade de Piraquê”.
Empresas patrocinadoras em Belo Horizonte: Cerveja oficial: Bohemia, Apresentador: Farinha Finna, Patrocinadores: Coca-Cola e Piraquê, Banco Oficial: Santander e Getnet
Apoiadores: Perdigão, Heinz, Mc Cain, Reserva 51, Chandon, Dickies/Santanense, Abrasel, Tagme (estas marcas estão em todos os circuitos). 99Food, O Tempo, 98 FM, Tabasco, Aeroporto Internacional de BH, Coletiva Mídia, Mercograff, Viver Brasil, Eletromídia, Ibis, Mercado Central, Belotur e Prefeitura de BH, Frente da Gastronomia Mineira, Fly Midia.
Promoção: Globo