A última sexta feira de novembro é um dia marcado por oferecer descontos (ou pelo menos fingir que está oferecendo), durante 24 horas.
Esse dia, conhecido com Black Friday, é bastante aguardado, mas exige muito cuidado e atenção para não pagar “metade do dobro”, não cair em golpes e não gastar mais do que pode!
Para te ajudar a aproveitar esse dia, vou dar algumas dicas para você se beneficiar dos descontos e não perder dinheiro.
1 – Liste os itens que pretende comprar e coloque na seguinte ordem:
- Itens necessários – aqueles que você precisa, e mais cedo ou mais tarde, acabará comprando;
- Itens de desejo – aquele você gostaria, mas não precisa tanto;
- Itens Supérfluos – aqueles que não farão a menor diferença para você (neste aqui estão as nossas maiores comprar por impulso).
2 – Faça as contas de quanta grana você tem e pode gastar, e estabeleça um limite.
3 – Pesquise os preços com antecedência:
É fundamental ter noção do valor “normal” de um produto. Nesta época, muitas empresas aumentam o preço para no dia oferecer a “metade do dobro”.
4 – Muito cuidado com link de compra recebidos por Whatzapp, SMS, e-mail e com páginas patrocinadas nas redes sociais e internet.
Muitos golpistas fingem se passar por empresas sérias e quando você clica nesses links, é direcionado para sites falsos. Portanto, viu a propaganda onde o preço te agradou, vá até o app da loja, e pesquise o produto através da ferramenta de busca.
Se você deseja fazer a compra em uma loja que não é conhecida, faça pesquisa sobre a empresa. O site reclame aqui é uma excelente ferramenta.
5 – Sempre tenha atenção em dobro nos e-commerces. Websites confiáveis tem uma série de camadas de segurança com um símbolo de cadeado na parte superior, além de começarem com “https”. Se o site não termina com .com.br vale gastar um tempo para averiguação.
6 – No momento do pagamento confira a descrição dos itens escolhidos (pode haver diferença entre a imagem e a descrição), valor, forma de pagamento, além de detalhes como: prazo e taxa de entrega, política de devolução.
7 – Para compras em lojas físicas, fique atendo ao valor inserido para pagamento e também peça a Nota fiscal para casos de troca e defeitos.
E, por último, e mais importante:
Se você está endividado, esqueça as compras e foque em solucionar sua situação atual.
Também não vale se endividar para aproveitar uma promoção. Na maioria das situações o custo do parcelamento supera o desconto oferecido.
Com todos esses cuidados, é possível chegar ao final deste dia com a cabeça tranquila de que tomou as melhores decisões.
Sites que podem te auxiliar:
Consumidor: https://www.consumidor.gov.br
Reclame aqui: https://www.reclameaqui.com.br
Procon – Evite esses sites: http://www.sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php
Procon – Sp: http://www.procon.sp.gov.br (além do site do procon da sua região).