O Coleguium Rede de Ensino, reconhecido nacionalmente pela excelência em educação, inicia o ano letivo com novidade em Lagoa Santa. A unidade educacional na cidade passa a contar com a diretora Camila Gonçalves da Cruz, uma pedagoga formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Neurociência Aplicada à Educação e com MBA em Gestão Escolar.
Segundo ela, o principal objetivo como diretora escolar em Lagoa Santa é “garantir a excelência acadêmica por meio de resultados pedagógicos e a excelência nos processos e retorno às famílias”. Camila atua na Rede há oito anos e já esteve à frente de outra unidade do Coleguium, em Belo Horizonte. Ela afirma que sua atuação será focada no aumento da satisfação de alunos, pais e colaboradores.
Presente em Lagoa Santa desde 2017, o Coleguium é uma escola que busca desenvolver autonomia e habilidades do estudante a partir de atividades que o colocam no centro do processo de aprendizagem. Para isso, utiliza um modelo de aprendizagem significativa, em que os conhecimentos transmitidos são relacionados à experiência de vida do aluno: as matérias são contextualizadas com exemplos que façam sentido dentro de cada faixa etária. “Assim, buscamos formar cidadãos atentos ao mundo ao seu redor e capazes de seguir o caminho que escolherem”, afirma Camila.
Ela explica que um dos destaques dessa metodologia de ensino é o Laboratório Inteligência de Vida (LIV), que visa desenvolver habilidades socioemocionais. As aulas ocorrem uma vez por semana na grade curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais), visando integrar família e escola, com um currículo que considera as particularidades de cada faixa etária.
Também é oferecido no Coleguium o Ecossistema de Aprendizado Inovador (Eai), destinado ao Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. O objetivo é promover uma série de iniciativas para fomentar a experimentação, a pesquisa e o protagonismo das crianças e jovens, além de trabalhar competências relacionadas a inovação, resiliência, comprometimento, autonomia, empatia e trabalho em grupo, entre outras.
Entre as propostas do Eai, estão as Eletivas de Inovação, que foram desenvolvidas para potencializar o aprendizado do currículo tradicional e aumentar o protagonismo do aluno com relação ao seu futuro acadêmico e profissional. O próprio aluno escolhe a disciplina que deseja cursar e todo o conteúdo é ministrado 100% no formato digital, com participação de especialistas. Entre os assuntos estão física moderna, aprofundamento da geometria, síntese e escrita para questões dissertativas, métodos científicos e experimentos, introdução ao cálculo e disciplinas olímpicas.
Outro diferencial é o ensino de aulas de inglês desde a Educação Infantil (Infantil 4), o que é importante para aproveitar a janela de aprendizagem neurológica do aluno. Há também o English for Life, uma extensão da carga horária de inglês direcionada aos alunos que não participam do ensino bilíngue.
O incentivo à leitura, de um modo lúdico e interativo, também é uma das prioridades desde o Infantil 2, inclusive com a presença da personagem Dona Livrolina, “uma simpática senhora que trabalhava na Biblioteca Nacional do Reino Encantado”.
Para os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o destaque é o TEC (Tecnologias e Experiências Criativas), em que o estudante desenvolve as habilidades de um aluno cientista, que pensa na resolução de problemas por meio de atividades da cultura maker. Com um processo de experimentação o TEC leva, para dentro da sala de aula, atividades multidisciplinares que buscam desmistificar e aproximar os estudantes das tecnologias (digitais ou não).