Festival Terras de Luzia reunirá artistas de Lagoa Santa em evento de quatro dias com transmissão pelo YouTube
Programação contará com música, dança, documentários, fotografia e desenho
Reunir, durante quatro dias, representantes da cultura feita no território onde o fóssil humano mais antigo das Américas foi encontrado. É essa a proposta do festival Terras de Luzia, que acontecerá em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, de 8 a 11 de abril, em formato 100% online, com transmissão pelo YouTube.
O projeto, financiado com recursos da Lei Aldir Blanc, é idealizado pela HD Eventos, empresa fundada em Lagoa Santa e que, há 13 anos, atua no segmento da produção e execução de eventos culturais.
“O festival irá apresentar mais de 16 atrações envolvendo cerca de 30 artistas que têm ligação com essa cidade. Dessa forma, vamos contar um pouco da história dessa região tão importante do ponto de vista histórico e arqueológico. Afinal, o crânio de Luzia é uma peça chave para entendermos como nossos antepassados perpetuaram nossa espécie no planeta em que vivemos”, afirma o diretor da HD Eventos, Heverson Santos.
Atrações
Com exibições de documentários, mostra de trabalhos artísticos e shows musicais ao vivo, o festival promete trazer ao público uma experiência diferenciada em relação às lives que se tornaram comuns desde o início do isolamento social motivado pela pandemia da Covid-19.
“O espectador irá fazer uma visita ao passado e conhecer Lagoa Santa e as suas principais festas populares através de documentários que contam essa história. Tudo será transmitido diretamente do auditório da escola Dr. Lund, em um palco com estrutura pensada exclusivamente para o festival”, adianta Heverson Santos. Para completar, o público poderá interagir com as apresentações enviando mensagens e perguntas aos artistas.
A curadoria do evento foi realizada pela HD Eventos com a colaboração de agitadores culturais da cidade e apoio de membros do Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico. O festival será realizado com recursos da Lei Federal n°14.017/20 (Lei Aldir Blanc), por meio do edital n°16/2020, no âmbito do Estado de Minas Gerais. Além disso, a Inetvip, Diretoria de Turismo e Cultura e a Escola Municipal Dr. Lund apoiam a iniciativa.
PROGRAMAÇÃO:
Quinta-feira – 08 de abril – a partir das 19h.
DOC Lagoa Santa – Passado, Presente e Futuro – parte 01
Mestre Gercino Alves e Irmandade dos Atores da Pândega
DOC Lagoa Santa – Festas Populares parte 01
Belkiss Amorim
Dan Mariano
Sexta-feira – 09 de abril – a partir das 19h.
DOC Lagoa Santa – Festas Populares parte 02
Cosmo
Belkiss Amorim convida Mestre Gercino Alves
DOC Lagoa Santa – Passado, Presente e Futuro – parte 02
Lenysson Cunha
João de Ana
Sábado – 10 de abril – a partir das 19h.
DOC Lagoa Santa – Passado, Presente e Futuro – parte 03
Alessandra Visentin
Monofonia
DOC Lagoa Santa – Festas Populares parte 03
Limão Capeta
Jeff Meinberg
Domingo – 11 de abril – a partir das 16h.
DOC Lagoa Santa – Festas Populares parte 04
Alves
Raul Mariano
Tiago Alencar
DOC Lagoa Santa – Passado, Presente e Futuro – parte 04
Juan Fernandes
Philippe Lobo