Passadas as festas de final de ano, que tal fazer aquela faxina logo no começo de 2019? Começar um novo ciclo com o espírito de renovação e é claro com a casa limpa e organizada.
Essa é a melhor hora de jogar fora ou doar tudo aquilo que você e a sua família não usam mais. E para te ajudar nesse processo separei algumas dicas para fazer uma bela limpeza e deixar sua casa mais espaçosa e cheia de boas energias
1. Faça uma lista
O primeiro passo é fazer uma lista de todos passos a serem executados para você não se perder no meio do processo e não desanimar com a organização.
2. Comodo a cômodo
O ideal é fazer o processo cômodo a cômodo. Lembre-se sempre de começar primeiro pelo processo de triagem e separe tudo aquilo que vai ser doado ou jogado for. Feita a triagem já pode começar a limpeza junto com a organização. Setorize os espaços, isso ajuda na organização e, por fim, limpe todos os espaços sempre de cima para baixo e de dentro para fora. É importante focar no ambiente em que se encontra e só depois de terminar passe para o próximo. Assim você não bagunça a casa inteira.
3. Guarda-roupas, closets, cômodas e roupeiros
Faça uma limpa em tudo, separe o que você não usa faz tempo, descarte os itens velhos e abra espaço para os itens novos. Isso vale também para as roupas que não servem mais. E ao final limpe todo o móvel e organize as roupas de forma setorizada.
4. Travesseiros e colchões
Especialistas dizem que um travesseiro tem uma vida útil de 6 meses a 2 anos e um colchão de 5 a 10 anos. Com o passar dos anos eles acumulam microorganismos que podem causar alergias. Para ajudar na durabilidade é recomendável o uso de capas protetoras (que também devem ser lavadas periodicamente) e fazer uma limpeza do seu colchão a cada 6 meses. Já os travesseiros, se passou os dois anos já pode trocar!
5. Cortinas, sofás e tapetes
Que tal iniciar o ano com os estofados e cortinas todos limpos? Eu garanto que fazer isso traz outra energia para a sua casa. Muitas vezes nos esquecemos deles, mas o ideal é que sejam lavados a cada 6 meses a 1 ano. Esse tempo pode variar de acordo com o uso. Para esse processo procure empresas especializadas para você não ter dor de cabeça.
6. Produtos de higiene pessoal
Revise todos seus produtos como cremes, maquiagens, perfumes, esmaltes e afins. Verifique o prazo de validade e jogue fora tudo que estiver vencido.
7. Cozinha
Comece pelos armários, remova todos os utensílios, jogue fora o que estiver quebrado e doe o que você não utiliza mais. Na dispensa verifique a data de validade dos alimentos, descarte os vencidos e coloque na frente os que estiverem por vencer, e por fim faça uma limpa na geladeira com uma solução de água, vinagre e detergente neutro. Depois de todo esse processo faça aquela limpeza profunda na sua cozinha, lave os revestimentos, limpe dentro de todos os armários, limpe a coifa, arraste o fogão e a geladeira e lave todo o chão.
8 – Organize o acúmulo anual de papel
Por mais que estejamos cada vez mais adeptos às novas tecnologias, ainda acumulamos muito papel, concorda? Por isso, aproveite esse momento para revisar toda a papelada que você tem guardada e fique apenas com o necessário! Separe as contas por pastas e por pacotinhos anuais. Mas uma coisa que a maioria dos consumidores não sabe é que as empresas são obrigadas a fornecer aos consumidores a Declaração Anual de Quitação de Débitos, que é um documento que serve como comprovante de todas as contas pagas até o ano anterior a emissão. Tendo essa declaração em mãos você pode eliminar todas os comprovantes das contas pagas no ano anterior.
9 – E por fim…
É fundamental fazer uma faxina pesada na sua casa no início do ano. Por mais que você mantenha uma rotina semanal de limpeza, não deixe de investir em um serviço terceirizado para dar um “susto” na sujeira.
As janelas, os beirais, as calhas e o teto são áreas mais complicadas de limpar e que exigem o esforço de um profissional qualificado. Por isso, invista nisso!
E lembre-se, paciência é uma virtude. Pode ser que você não consiga fazer tudo em um dia só, mas não desanime, caso seja necessário procure profissionais especializados como um Personal Organizer ou um profissional da limpeza para te ajudar. O importante é fazer tudo com muito amor, afinal essa é uma nova etapa da sua vida e todos nós merecemos começar 2019 com o pé direito, não é mesmo!?
Desejo a todos um feliz 2019 com uma vida mais organizada e produtiva!
2 comentários
Muito interessante. Gostei e achei outras matérias que me interessaram também.
As marmitinhas é uma delas.
Gostaria de ter mais informações.
Obrigada pelo retorno Fátima! Sempre buscamos trazer matérias diferentes sobre a cidade. Que tipo de informação necessita? Me mande por e-mail: redacao@curtalagoa.com.br