*Texto enviado pela Thaís Mendes, maquiadora no Four Beauty Studio
Toda apaixonada por maquiagem sabe que é importante ter os pincéis certos para conseguir fazer aquela make perfeita. Como existem muitos tipos e tamanhos de pincel para maquiagem, é normal se confundir na hora de escolher o mais adequado para cada etapa. Eu selecionei 8 pincéis que você não pode esquecer de levar sempre com você.
Mas antes de começar a listagem, deixarei bem claro que NÃO existem regras fixas para maquiagem, diferentes pessoas adotam diferentes técnicas e algumas delas sequer requerem o uso de pincéis. Em contrapartida, outras se utilizam de uma variedade imensa dos mesmos. Logo, o ideal é adaptar seus gostos, habilidades e bolso. Somente assim você concluirá quais pincéis de maquiagem satisfarão a sua necessidade. Eu escolhi aqueles que particularmente mais gosto e uso. Vamos lá?
1) Base
Tem gente que usa os dedos, tem gente que gosta da esponja. Mas, para mim o que deixa a make mais natural é o pincel. O que eu mais gosto é o de duo fiber porque ao mesmo tempo em que deposita o produto ele consegue dar polimento, deixando o aspecto de “nasci assim”. Indispensável!
2) Corretivo
Como vocês sabem que eu tenho essa pegada de maquiagem mais leve, eu gosto de usar um pincel de esfumar sombra (sim, rs!) para aplicar o corretivo. Mas você pode optar por um de corretivo mesmo que seja mais gordinho e estruturado.
3) Blush
Para aplicar o blush eu gosto daqueles pincéis bem gordinhos, mas não muito grandes para não espalhar demais o produto nas áreas que não queremos.
4) Pó
Como eu gosto de pele iluminada, com aquele aspecto de viço, eu não aplico muito pó. Apenas nas áreas em que a pele é mais oleosa, como a zona T. Por isso, para o pó eu gosto de usar um pincel que não seja muito grande, assim eu consigo aplicar somente nas áreas desejadas.
5) Sombra
Ideal para depositar as sombras nas pálpebras. Pequeno, feito com cerdas naturais e no formato achatado. Quanto mais firmes forem as cerdas, maior será a precisão, o potencial de construção e a intensificação dos pigmentos na maquiagem. Portanto, evite pincéis para sombras fofos demais a não ser que sua intenção seja apenas dar um leve toque de cor aos olhos (efeito também possível de conseguir com cerdas mais firmes).
6) Esfumar
Eu adoro o pincel mais gordinho para esfumar o côncavo. Ele tira toda aquela marcação de sombra e deixa o esfumado mais suave. É o básico para se fazer um olho esfumado!
O que muda completamente a maquiagem nos olhos é fazer aquele leve esfumado na raiz dos cílios inferiores. Para isso você tem que ter um pincel de cerdas naturais bem pequeno; para esse tipo de detalhe um pincel menor faz toda a diferença!
7) Sobrancelha
Se você é o tipo que preenche as sobrancelhas com sombra ou algum produto em gel, tem que ter o pincel chanfrado para fazer. Ele facilita muito, pois você consegue desenhar os pelinhos na diagonal e ainda preencher o meio dos pelinhos.
8) Lábios
Às vezes na correria dá preguiça de aplicar o batom com um pincel, mas se você quer realmente deixar aquele efeito de boca perfeita é só com um pincel específico para lábios. Aquele achatadinho de cerdas sintéticas é o indicado.
Comprar pincéis é um investimento que acrescenta bastante na sua maquiagem. Vá comprando aos poucos, dê preferência para os modelos que você gosta e pense sempre na função que ele pode ter.
Cuide direito da limpeza e manutenção dos seus pincéis: eles podem durar anos e anos com você!