Ainda sobre fotografia de moda e suas vertentes vamos falar um pouco da sua história e de mais duas áreas.
A fotografia pode ser considerada um meio de se estudar a história da moda e o comportamento da sociedade, já que os registros fotográficos de marcas de roupas e revistas do gênero estabelecem uma ligação muito forte entre a moda, a fotografia e o comportamento.
Estudiosos de sociologia e antropologia consideram a fotografia de moda como um dos melhores registros para o estudo da sociedade. É através dessas fotos que podemos verificar claramente em que momento a moda e a sociedade estavam na determinada época em que esses registros foram feitos. E mais: é possível determinar ainda o que os homens e, principalmente as mulheres – que dominaram as fotos de moda por muito tempo – queriam e como elas queriam ser vistas.
A moda e a fotografia continuam a metamorfose de retratar e ditar comportamentos que caracterizam a geração da época registrada. Resta-nos a expectativa d as próximas décadas e ver o que nos espera.
Editorial de moda
Ao mesmo tempo artístico e conceitual, o editorial de moda é um dos recursos mais relevantes de divulgação de novas tendências. O editorial de moda trata-se de um dos veículos mais utilizados por marcas e estilistas para apresentar seus produtos ao público. Este tipo de fotografia pode ser veiculado tanto em revistas quanto em jornais. O objetivo, entretanto, não é vender peças em especifico, é vender conceitos, tendências e comportamentos.
Fotografia de beleza
Na fotografia de moda e beleza o importante é o cabelo, pele e maquiagem dos modelos. Neste segmento, o objetivo é normalmente é vender algum produto voltado para os cuidados da pele, cabelos e unhas. Além disso, também é um estilo de fotografia comumente utilizado para vender maquiagem e acessórios, como brincos, colares e pulseiras.
Yara Chaves – Fotograff