Hoje, 2 de agosto, é celebrado o Dia Internacional da Cerveja!
O Dia Internacional da Cerveja é uma celebração que ocorre em mais de 50 países, sempre na primeira sexta-feira do mês de agosto – inverno no Brasil, mas pleno verão nos Estados Unidos, país onde a data foi criada.
Em meados de 2007, quatro amigos californianos se perguntavam a razão de não haver uma data comemorativa para a cerveja – e que fosse tão popular quanto o dia de St. Patrick, comemoração irlandesa regada a cerveja Guiness.
E eu não poderia deixar de falar sobre o assunto. Aqui em Lagoa Santa tem cerveja boa em todos os cantos, mas três delas são tipicamente artesanais: a Cervejaria C.A.L.S, a Frenética Beer e a Klubhaus.
E você quer aprender a degustar? Confira dicas bacanas que foram enviadas pela amiga jornalista e apreciadora de cerveja Ana Komar, do Clube do Malte. Confira aqui.
4 Passos para a degustação de cerveja
Perceber o aroma, a cor, o brilho, formação e retenção de espuma e finalmente a percepção no paladar, é essencial para apreciar tudo o que a cerveja tem a oferecer.
1. Inicie pelo aroma. Alguns compostos aromáticos são muito voláteis, ou seja, quanto antes você sentir os aromas da cerveja, mais fortes e nítidos esses aromas estarão, quanto mais demorada for essa primeira aproximação da cerveja ao seu nariz, várias dessas fragrâncias podem ficar mais fracas ou até desaparecer.
2. Repare na aparência. O ser humano é muito influenciado pela aparência, tudo o que demonstra uma boa apresentação tem seu valor ressaltado. Perceba a formação de espuma, coloração e textura dessa espuma, a cerveja é brilhante ou turva? Qual sua coloração? Consegue ver bolhas no copo? Tudo isso faz com que você possa apreciar melhor cada detalhe da cerveja.
3. Sabores: é no primeiro gole que você vai descobrir se irá gostar ou não da cerveja. Tente perceber principalmente se a cerveja está equilibrada ou não, se o seu paladar gosta ou não do exemplar degustado. Perceba quais são os sabores em destaque. É uma cerveja mais maltada, frutada ou amarga? Sente a presença de maltes tostados/torrados? Repare na sensação de boca, como é o corpo desta cerveja? Ele é licoroso, aveludado, aguado? É uma bebida refrescante ou não? Ela faz você salivar e querer mais um gole?
4. Chegamos ao fim, agora podemos comentar sobre a impressão geral, que nada mais é do que avaliar o conjunto da obra. A cerveja estava boa? Apresentou aromas e sabores agradáveis? Como foi olhar para a cerveja? Ficou com vontade de tomar mais uma? Você a indicaria para seus amigos?
É isso aí. Se tiver alguma técnica legal, comente aqui.