Você provavelmente já percebeu a diferença entre pessoas que correm e parecem não fazer esforço e aquelas que fazem muita força para realizar os movimentos na corrida. Uma boa postura durante a corrida auxilia na eficiência, gastando menos energia para realizar o exercício e também ajuda a evitar possíveis dores.
Cada pessoa tem uma forma natural para correr, mas é possível realizar correções visando principalmente evitar lesões futuras. Geralmente, levamos a postura ruim que temos durante o dia para a prática da corrida, queremos correr, mas não temos a percepção da nossa postura e em alguns casos não temos a capacidade de corrigi-la, pois a musculatura fraca não consegue sustentar a postura ideal.
Alguns fatores contribuem para uma boa postura durante a corrida, entre eles podemos citar a preparação física e a realização de educativos específicos para a modalidade. A preparação física deve ser realizada com o objetivo de gerar estabilidade, mobilidade e força, através de exercícios que melhorem seus padrões de movimentos. Nos educativos temos a melhora de coordenação, técnica e postura, melhorando assim sua percepção postural para a corrida.
Corpo bem alinhado, ereto, com quadril encaixado, sem muita inclinação do tronco (para frente ou para trás), mas, sim alinhado com o resto do corpo, e mantendo uma leve inclinação do corpo à frente (todo corpo, não só o tronco), crie uma consciência sobre sua postura na corrida, você pode identificar os erros através de uma filmagem ou uma análise de marcha.
Após identificar as alterações, busque preparar seu corpo para as mudanças, através de treinos específicos (preparação física e educativos de corrida) deixando seu corpo mais forte e reeducando seus movimentos na corrida.