Muitas vezes procuramos a paz externamente, nos outros, em lugares, etc… mas não conseguimos encontrá-la, pois a paz é aprendida e cultivada internamente.
Paz vem da palavra latina shalon, podendo significar inteireza, completude ou perfeição. Isso significa que a paz deve ser despertada individualmente para então se estender para toda a sociedade. Como disse Mandela, líder da África negra, “tudo é aprendido, se você aprende a odiar, poderá também a amar, e a paz não é diferente.”.
Nós nos acostumamos com tudo, acostumamos a viver em um mundo hostil e esquecemos que podemos mudar o ambiente que vivemos, mudando a nós mesmos. A fonte de desequilíbrio, desarmonia e destruição encontra-se dentro de cada um de nós.
Se a paz está dentro de nós, como encontrá-la? Há três grandes espaços do nosso ser mais íntimo onde podemos encontrar a paz: no corpo, no nosso espaço emocional e na nossa mente.
A paz no corpo pode ser experienciada pelo relaxamento, esse relaxamento pode ser aprendido através de várias técnicas. No relaxamento as tensões do corpo são liberadas.
A paz do espaço emocional, que é a paz do coração é conquistada quando aprendemos a lidar com nossas emoções destrutivas. O estresse é geralmente causado por essas emoções, que provocam conflitos conosco e com os outros. Podemos citar como exemplo o ciúme, o apego exagerado, a rejeição, a raiva, o orgulho e a indiferença. Lidar com nossas emoções não é fácil, mas existe um caminho para melhorá-las. Simplesmente tomar consciência dessas emoções e deixa-las passar, sem que elas causem estresse ou agressões. Através de exercícios e boa vontade podemos conseguir bons resultados e principalmente irradiar a paz.
A paz na mente é adquirida quando conseguimos dissolver a ilusão da separatividade, que é uma grande fonte de sofrimento. A mente tem as funções de raciocínio, memória, julgamento, decisões, avaliação e defesa. O que acontece é que se ficarmos ligados somente a essas funções mentais, iremos gerar hiperatividade de pensamentos, ideias, imagens, formas, símbolos, memórias numa dança incessante, e isso causa bastante estresse. O que fazer então? A solução pra sair dessa agitação mental é o recolhimento no silêncio, onde a mente irá dar uma pausa ou tranquilizar. Existem técnicas para isso como a meditação, a contemplação, yoga e outros. Com essas práticas diariamente, consegue-se a paz na mente.
Após essas três conquistas acima, estaremos preparados para conquistar a paz com o outro e com a natureza, gerando então paz por onde estivermos caminhando.
Se cada pessoa cultivar a paz dentro de si o mundo todo se tornará pacífico. Como disse o guru indiano Gandhi “Seja a transformação que quer no mundo”.
Paz e luz para todos!!!