Você já reparou que sempre que cozinhamos algo acabamos produzindo também resíduos? Sejam embalagens ou mesmo as sobras de alimentos?
Um terço de todo alimento produzido no mundo é desperdiçado e ao mesmo tempo, 113 milhões de pessoas vivem em estado de fome extrema.
Fiquei sabendo de um projeto muito legal da Fundação Carrefour e da Gastromotiva que visa diminuir esse desperdício e incentivar o consumo consciente.
A Gastromotiva lançou em seu canal do Youtube uma websérie chamada “Comida Que Transforma” que apresenta receitas inovadoras que prezam pelo uso integral do alimento, como meio de combate ao desperdício e à fome. Assista ao trailer completo em bit.ly/TrailerCQT
Os os vídeos trazem renomados chefs, empreendedores, professores e empresários para conversar sobre Gastronomia Social com Luis Freire e Maristella Sodré, ex-alunos da Gastromotiva e apresentadores da série.
“Trabalhamos há 13 anos para oferecer educação e criar oportunidades para jovens em vulnerabilidade socioeconômica por meio da Gastronomia Social. O Comida Que Transforma é mais uma confirmação do resultado deste trabalho que agora poderá ser assistido por milhões de pessoas ao redor do mundo. O protagonismo desses jovens e de tantos outros nutrem e inspiram a toda nossa equipe”
afirmou David Hertz, Fundador da Gastromotiva e Empreendedor Social.
O projeto foi desenvolvido com apoio da Fundação Carrefour e faz parte das iniciativas do movimento Act For Food, para promover uma transição alimentar que democratize o acesso a alimentos frescos e saudáveis. Uma das metas do movimento é a ampliação da consciência das pessoas sobre o papel transformador da comida em suas vidas, do ponto de vista do bem-estar e do consumo responsável.
Fique atento(a): os 16 episódios iniciais vão ao ar duas vezes por semana, às quartas e domingos. A cada episódio, eles recebem convidados especiais como os chefs Claude Troisgros e Katia Barbosa para essa conversa que começa no prato e vai muito além.
Entre os temas abordados estão: vegetarianismo, empreendedorismo social, inclusão e gênero e muito mais.
A websérie foi co-produzida pela Gastromotiva e Arpoador Comunica Filmes e está disponível em português, inglês e espanhol. Fotografia ficou a cargo da parceira do projeto Cora Food Concept.
“A educação é parte fundamental do nosso movimento e a comunicação, uma ferramenta importante para sensibilizarmos as pessoas a respeito do desperdício de alimentos, oferecendo receitas saborosas com aproveitamento integral dos ingredientes”
avalia Lúcio Vicente, head de sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.
“O Comida Que Transforma está alinhado à estratégia de expansão do alcance e aprofundamento do impacto educacional da Gastromotiva. E além. Com este e outros conteúdos queremos contribuir com a formação de novas consciências e ações pautadas pela Gastronomia Social que deem suporte ao alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”
afirmou a CEO da instituição.