DREX é a nova moeda digital brasileira que possibilitará transações de forma simultânea e automática.
E como se fosse o dinheiro que você tem aí no seu bolso, mas de forma digital. E isso não tem nada a ver com as criptomoedas!
1 DREX sempre valerá o equivalente a 1 Real e vice-versa. A troca da moeda será regulamentada pelo banco central que oferecerá ferramentas para que as transações aconteçam.
Será muito parecido com o PIX que conhecemos hoje, a grande diferença e que seu dinheiro não terá qualquer intermediador, reduzindo assim o custo das transações.
A ferramenta possibilitará pagamentos de contas, transferências e aquisições de bens completamente eletrônica e automática, trazendo mais agilidade e segurança às operações.
Por exemplo: Você poderá fazer um contrato inteligente para a compra de um veículo. Neste contrato a transferência do bem e do dinheiro ocorrerão de forma simultânea. Ou seja, com muito mais segurança, agilidade e menor custo, uma vez que não serão necessários, por exemplo nesta situação, custos com cartório.
Mais do que moeda digital, o Drex pretende ser uma infraestrutura que deverá integrar, pela primeira vez em um só lugar, tanto dinheiro quanto ativos financeiros, a exemplo de ações, debêntures, títulos públicos e até certificados de propriedade de imóveis e automóveis.
A previsão é que essa novidade esteja disponível aos consumidores no final de 2024.
Por enquanto, vamos acompanhando por aqui novas notícias e avanços sobre este assunto.