Quem nunca se deparou com um travamento inesperado do computador no momento em que mais precisava do mesmo? E é no momento que mais precisamos dele que isso acontece. E você já parou para pensar por que isso ocorre? Não podemos esquecer que o computador precisa de manutenção assim como nós. É necessário fazer um check-up de vez em quando! Separei aqui alguns tópicos importantes para estarmos atentos à “saúde do seu computador”.
A primeira dica é o hardware. Você sabe o que significa? O termo hardware é um termo geral da língua inglesa que se refere à qualquer equipamentos físico. Sendo assim, como o computador é um instrumento ele não pode ficar de “mal com você”. Isso porque ele pode apresentar defeitos físicos nos seus componentes ou defeitos nos programas que são chamados de lógicos, e daí vem o termo software. Mas isso é outra história. Se eu começar a listar aqui todos os problemas relacionados ao travamento faria um dossiê enorme. Na prática e no dia a dia como técnico, conheço dezenas de problemas relacionados ao tema. Os componentes do computador são muito sensíveis e todos são passíveis de problemas. Há casos, por exemplo, que a pessoa fica irritada com o computador e deseja comprar um equipamento novo na certeza que o seu problema será resolvido. Entretanto, a máquina nova tem que ser configurada e às vezes até vem com problemas. A pessoa diz: “Não acredito! Comprei essa máquina ontem!? Tenho que acionar a manutenção”… Isso porque até o transporte de um equipamento é importante!
Outro problema importante que as pessoas precisam estar atentas são os programas. Existem vários programas que são necessários para o funcionamento correto do computador. Quando iniciamos o sistema operacional, as cargas de trabalho juntamente com os programas que precisamos executar fazem com que o computador fique lento podendo acontecer o famoso crash ou travamento do computador. Por isso, antes de comprarmos uma máquina necessitamos saber o porquê do mesmo e os requisitos mínimos para rodarmos os aplicativos. E ainda uma máquina com mais recursos permite que façamos os upgrades necessários.
O calor é um grande inimigo do computador. Em notebooks, por exemplo, o mesmo pode fazer o seu computador ficar instável e até mesmo apresentar reinicializações contínuas. Todos os componentes podem ser afetados pelo calor excessivo e ainda, comprometer os componentes. Para evitar esse problema mantenha entradas e saídas de ar do seu equipamento ventilando e caso o mesmo esteja esquentando contrate um técnico para realização de uma manutenção. Não tente “cutucar” buracos para tirar poeira dos seus equipamentos. Além de causar danos às peças sensíveis, você pode obstruir passagens e até causar uma refrigeração ineficiente e danificar seu melhor amigo!
Sujeira pode bloquear as passagens de ar e causar problemas graves. As partículas de poeira, pelos e os famosos “fiapos” estão em toda parte. Eles podem estragar os pequenos ventiladores do computador alterando a temperatura dos dissipadores de calor. A solução eficaz para o problema é limpar os componentes do computador através de um técnico que conheça o equipamento. Somente ele poderá utilizar de componentes químicos e ferramentas específicas como pinceis, álcoois específicos e aspiradores para fazer a manutenção correta. Cuidado na hora de passar panos úmidos na maquina. A umidade também é grande inimiga de componentes eletrônicos e pode danificar seu equipamento. O melhor é manter o ambiente externo sempre limpo com um pano úmido.
Outro problema importante: escolha bem o seu equipamento. Às vezes, uma pessoa vai comprar um equipamento e compram componentes extremamente poderosos e querem colocar em equipamentos compactos no quarto do filho. Ou escolhem componentes e no final para economizar montam em gabinetes mais baratos, com fontes de energia mais em conta. Esquecem que espaço e cooler são os dispositivos corretos para dissipar o calor e manter a temperatura ideal do seu equipamento. Quando você escolhe uma placa que requer alto desempenho precisamos de refrigeração adequada. Então a tríade cooler, gabinete e pastas térmicas de boa qualidade fazem diferença no seu equipamento.
A instalação dos drives é outro ponto importante. Todos os componentes falam com o sistema operacional. É necessário de drives atualizados pelo fabricante para o bom funcionamento do seu computador. Instalar drivers incorretos também pode travar e causar conflitos de hardware em seu equipamento ocasionado tela azul ou reinicialização.
Hoje em dia todo mundo quer um computador, mas na hora de instalar um bom antivírus as pessoas ficam chorando pelos valores pagos ou às vezes não se interessam. Querem fazer compras na internet e acessar bancos, mas nunca acham que segurança é um problema fundamental. E vai um alerta: segurança demasiada com instalação de mais de um antivírus nem no sonho! Os antivírus requerem memória e podem fazer com que o seu computador fique lento. Opte sempre por apenas um e sempre otimize o mesmo. E lembre-se para instalar qualquer software sempre veja os requisitos mínimos para instalação. Softwares mal instalados podem causar crash e problemas na sua máquina.
Espero que você tenha gostado desse texto. E que em 2020 possamos incrementar mais os nossos computadores. Não é uma boa dica? Se não, ótimo ano novo e procure um profissional para ajuda-lo.