Texto: Carla Carvalho – Amicão
Continuando do texto anterior…
O que tem por trás do sucesso? O que tem por trás de grandes empresas de qualquer ramo de atividade? O que tem por trás do reconhecimento das marcas? Resposta: Pessoas. Simplesmente, pessoas.
E isso começou a fazer sentido pra mim! As pessoas verdadeiramente bem sucedidas¹ entendem que lidam com pessoas, pessoas diferentes, pessoas que sonham, pessoas frustradas, pessoas felizes, pessoas malucas, pessoas comuns, pessoas extraordinárias, mas todas são pessoas! Pessoas que precisam ser aceitas, valorizadas, compreendidas, respeitadas. E o que diferencia cada uma dessas pessoas bem sucedidas das que buscam ser bem sucedidas é justamente a forma como elas lidam com outras pessoas. Pessoas são tudo! Pessoas são respostas, pessoas são a chave para abrir muitas portas na vida! O sucesso não é o fim.
O que realmente vale na vida são as nossas relações. Como olhamos o outro e como convivemos com o outro.
Nessa busca empreendedora de transformar a Amicão numa empresa reconhecida pelo seu trabalho percebemos justamente isso. Lidamos com pessoas o tempo todo e em muitas situações, com sentimento alterado pela doença do seu amigo peludo. Quando chega um cãozinho ou um gatinho doente, eles não sabem falar, expressar em palavras o que dói, quando começou, não sabem perguntar como vão lidar com seu diagnóstico. Eles simplesmente confiam nos seus tutores. Aceitam a sua situação e ainda banam o rabinho ou ronronam quando estão sendo cuidados pelo Médico Veterinário. Claro que, muitas vezes, são cães ou gatos bravos, mais selvagens, mas estes reflexos são apenas instintos de sobrevivência.
Mas nós lidamos mesmo é com o tutor, muitas vezes assustados, leigos no assunto, nervosos, exigindo obrigação de “salvarmos a vida do seu amigo”. E essa relação é que faz toda diferença. Estamos no esforço de compreender a dor do outro, de saber perdoar, de saber aceitar o ponto de vista do outro e usar as palavras certas no momento certo, tarefa essa bem complexa!
Então temos percebido que o sucesso tem a ver com fazer essa leitura do outro da forma mais correta possível e de ser verdadeiro o tempo todo nas nossas relações. Tentando acertar, mesmo sabendo que não vamos conseguir o tempo todo e que o sucesso vem da verdade e respeito nas relações. A caminhada profissional tem que ser pelo propósito de fazer o correto e o nosso melhor. O fim (ou sucesso) é o reconhecimento por parte do outro do nosso trabalho. As pessoas sentem simplesmente a verdade. E contra o sentimento não tem argumento melhor.
17