O Hotel eSuites Lagoa Santa recebe, a partir de 18 de fevereiro, a partir das 19 horas, a exposição do artista plástico Aluizio Figueiredo.
O que é ser belo? Como perceber a beleza? Quais conceitos são indicativos que algo transmite uma sensação de bem-estar? Bem, a proposta desta exposição foi inspirada na tribo nômade africana Wodaabe. Liderada por mulheres guerreiras, elas percorrem o continente em busca de alimento e água e, por onde passa, são respeitadas por outras tribos. O matriarcado é a forma de organização social estabelecido por séculos. Lá, são as mulheres que escolhem os companheiros ( pode ser um , dois ou mais). São elas que definem onde e por quanto tempo ficar em uma região, seja percorrendo o Saara, em Camarões, Níger, Chad ou Nigéria. A quantidade de recursos naturais e animais de caça definirá o período até próxima jornada. E são os homens, os responsáveis em trazer o sustento para alimentar toda a tribo.
Nessa exposição as cores remetem à África em forma de lanças, colares, cordas, peneiras e tambores. Me inspirei na tribo Wadaabe por mostrar valores tão antagônicos do Ocidente e, principalmente, do Oriente. A beleza está em todo lugar, no olhar, no gesto, na luz e na sombra. A beleza está por dentro. Está na sensação de prazer e no efêmero, no diferente, que para muitos, transgride. Mas é preciso refletir sobre o quanto importante é preciso conhecer novas culturas e aprender com elas a lidar com a verdadeira beleza.
Sobre o artista
O artista plástico Aluízio Figueiredo desenvolve há mais de 20 anos objetos de decoração utilizando materiais variados como: tela de arame, cerâmica, placas de aço e ferro, madeira, chita e outros. Designer em luminárias e objetos da linha “home”, a cada ano ele procura inová-los criando trabalhos com formas e materiais inusitados.Hoje, ele cria flores como rosas, tulipas, copos de leite e strelitzias usando telas de arame. Tentando, dessa forma, reinventar a arte da natureza. Dentro do tema canteiros, brotaram da superfície aramada, castiçais em formas de rosas, grades de ferro vazadas que carregam flores como um jardim suspenso.
Seus trabalhos são constantemente requisitados por decoradores e arquitetos. Em São Paulo e no Rio de Janeiro seus trabalhos estão à venda em excelentes lojas. Além de outros Estados como Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Graduou-se pela escola Guignard em 1996 onde ganhou o prêmio na Mostra Interna, com um trabalho em xilogravura e procura sempre se atualizar estudando e trabalhando com materiais inovadores. Sua segunda exposição foi a Mostra “O Verso do Avesso” na Galeria da TUTTO, em Agosto de 2001. São trabalhos como roseirais em tela aramada, cromada, oxidada, em ouro e cobre que ele propôs revisitar a natureza. Canteiros, cubos, vasos e telas, tudo, ornamentado com rosas ricas em leveza e sensibilidade. Materiais que outrora foram rudes ao toque, como o próprio arame farpado e a tela em arame, são agora um convite ao olhar.
Serviço:
Local: Galeria de Arte do hotel eSuites Lagoa Santa
Rua dos Operários, 735, Joana Darc, Lagoa Santa
Confira algumas fotos da exposição: