Acabou o Carnaval e agora a retomada oficial das aulas! E é neste momento que os pais devem prestar atenção nos pequenos, principalmente no que está relacionado à visão.
De acordo com o Ministério da Saúde, 30% das crianças em idade escolar no país apresentam algum tipo de ametropia. O dado também é confirmado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), que aponta que de 3% a 10% delas, com idades entre 7 e 10 anos, precisam usar óculos. Já segundo o Ministério da Educação, mais de 22% dos casos de abandono dos estudos são motivados por problemas na visão.
Alguns sintomas que podem ser percebidos facilmente: dificuldade para reconhecer objetos e pessoas; franzir muito a testa; apertar os olhos; tropeçar e cair com maior frequência etc. Mas algumas crianças não apresentam esses sinais, mas podem demostrar dores de cabeça e cansaço visual devido ao esforço feito para tentar enxergar melhor.
Nesse sentido, escolher os primeiros óculos do seu filho é uma tarefa muito importante, por isso, conversei com a Lívia Mattos, da ótica Expresso Visão e pedi a ela algumas dicas sobre que tipo de lentes e armações escolher.
Segundo ela, as armações coloridas normalmente agradam mais as crianças, mas devemos levar em conta outros fatores muito importantes como o tamanho dos óculos afim de que os olhos da criança estejam sempre centralizados, evitando, com isso, que ela olhe por cima ou por baixo. O material deve ser adequado para a idade ou seja quanto menor a criança mais flexível deve ser a armação.
Lívia destaca que as lentes em policarbonato são as mais indicadas para os pequenos pois são mais resistentes, não quebram e são leves.
Um detalhe importante: nem todas as crianças gostam de óculos por isso, envolvê-las de forma leve e lúdica na hora da compra do primeiro óculos pode fazer com que a adaptação ocorra mais facilmente.
O bacana é que na Expresso Visão temos consultoras preparadas para indicar o óculos ideal para seu filho! Confira alguns modelos que você encontra na loja.