Ei você, empresário ou profissional liberal que, assim como eu, sofreu ou está sofrendo com a redução de sua margem de vendas, perdeu contratos etc. por causa do coronavírus…
Qual o primeiro passo quando se fala em recessão? Cortar despesas certo? E porque você opta em cortar primeiramente a comunicação e a divulgação de seu negócio? Sabemos que a comunicação parece , para alguns, algo fútil, supérfluo, mas ela é uma grande aliada e, sabendo usá-la, pode ser parte principal de seu sucesso após essa pandemia.
Já dizia Phillip Kotler, o pai do marketing. “Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual. Imagine você perder os que já seguem sua marca? Não deixe sua empresa sair do esquecimento! Está na hora de apertar o PLAY e seguir em frente!
Com a quarentena, as pessoas estão mais tempo na internet, assistindo a vídeos do Youtube e navegando pelo feed do Instagram, Facebook e Linkedin. Ou seja, tem mais pessoas em casa consumindo o conteúdo online e em qualquer horário!
Agora é a hora de você fidelizar clientes. Seu concorrente, por exemplo, deve estar pensando a mesma coisa – cortar despesas. Ao contrário dele, você investe todas as suas fichas na comunicação do seu negócio. Quando tudo isso acabar, você vai sair na frente! Ou quer esperar o mundo voltar a passos de tartaruga para só depois começar a mostrar sua empresa?
“Mas estou sem verba, como fazer”? Renegocie com suas agências. Aqueles que não têm agências optem por continuar trabalhando como podem. Existem várias maneiras de você divulgar sua empresa sem uma verba muito grande. Você precisa ter foco e saber lidar com as ferramentas que o mercado de comunicação oferece e conhecer muito bem seu público-alvo.
Olhe para dentro de sua empresa
Enquanto está de quarentena, não seria a hora de olhar para dentro da sua empresa e avaliar o que está precisando melhorar? Já conferiu seu cartão de visitas? Como está a comunicação com seus clientes hoje? E no futuro quando tudo voltar ao normal, o que pretende fazer? Está na hora de arrumar a casa para quando tudo isso acabar.
Avalie suas dependências, os locais onde circulam sua equipe – as informações internas em locais adequados para que todos consigam ter acesso? Será que seu logotipo não está ultrapassado? E seu site? Ele é responsivo? Tem muita coisa a ser trabalhada, não é?
Sobre seus conteúdos online
Não abandone suas redes sociais! Confira algumas dicas:
Diversifique – é fundamental saber diversificar o conteúdo que posta nas redes sociais para mostrar aos seus clientes que por trás da rede social, existe um trabalho sério e uma pessoa que pode agregar algo a ele. Use sua criatividade para apostar em conteúdo como lives, vídeos e artes visuais para agregar crescimento na página. No Instagram, por exemplo, vídeos geram um engajamento 38% maior do que fotos e imagens.
Influenciadores – aposte nas pessoas de destaque da sua cidade. Pode ser jornalista, blogueiro ou um (a) amigo (a) que tem um círculo de amizades bem legal e tem bom desempenho nas redes. Faça parcerias neste momento. Em caso de falta de dinheiro, permuta pode ser negociada.
Constância – faça posts todos os dias, lives, stories ou simplesmente poste uma foto. Essa rotina pode ajudar sua empresa a fidelizar seus clientes.
Conte histórias – sem essa de só querer vender! Aproveite e estude mais sobre seu mercado e o que pode oferecer ao seu público/seguidor.
Cuide do layout – tente postar imagens bonitas, atente-se à sua apresentação ou à apresentação do seu produto.
Ads – Invista nem que seja pouco nos anúncios de Facebook/Instagram. Infelizmente, as redes não entregam seus posts mais como faziam antigamente.
Cuidado com o WhatsApp – ninguém mais aguenta receber propagandas…que tal enviar conteúdos interessantes para seu público? Crie uma lista de transmissão sobre algum tema. Tenho certeza de que todos vão gostar de receber seu recado por lá.
Junto aos seus clientes
Crie uma relação emocional com ele – a maioria das pessoas gostam de ter uma relação emocional com a marca, empresa, o vendedor e não apenas com o produto. “Mostre ao cliente que você não quer apenas vender, mas se preocupa com ele.
Tenha um cadastro – aproveite esse período de quarentena para ter o cadastro deles. Assim, você pode saber o dia de aniversário, mandar uma mensagem positiva em momentos de crises e, claro, mostrar seus produtos.
Quer saber mais sobre comunicação? Eu posso ajuda-lo por meio de consultoria especializada. Se quiser mais detalhes, ligue pra mim: (31) 3021-0995 ou acesse esse link. Será um prazer atende-lo!