*Texto: Ana Júlia Goulart
A disciplina, já ensinada no ambiente escolar, invade as casas com leveza e positividade em meio ao caos do Coronavírus
A escola está vazia. As salas sem nenhum barulho. Já fazem 7 dias que o seu Juca, cuidador do pátio, não precisa responder às inúmeras perguntas dos alunos. O motivo: o afastamento escolar por causa do Coronavírus, que circula no Brasil há algumas semanas. Porém, em casa, o ensino continua. A Jean Piaget Escola Conceito, que fica em Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte, adotou, na última segunda-feira, 23, aulas via Whatsapp. O objetivo é minimizar os impactos da quarentena durante o período. E ir além.
A escola – que tem um viés humanista – tem disciplinas fundamentais neste período. Além da importância das matérias de linguagens, matemática, inglês… existe um assunto que será ainda mais útil que todos esses conhecimentos! Estamos falando da aula mente positiva. Ela já faz parte da grade escolar, mas nunca foi tão importante como nos tempos atuais. Durante essa aula, os alunos praticam a meditação para relaxar. Neste momento de turbilhão de emoções, os pequenos sentem e também sofrem muito com isso. E o pior: muitas vezes nem sabem como lidar!
“Neste momento, é imprescindível voltarmos para nós! Reconhecer nossas emoções, nos conhecer.. É assim que teremos mais confiança para agir com assertividade frente a vida e aos desafios!”, conta a professora Sônia Alves, gestora da disciplina. Ela acredita que as crianças estão adorando retomar a aula em casa.“É divertido para elas!”, garante.
E não para por aí, não! Que tal uma oficina de bem-estar? A matéria também está na grade da escola e será ofertada online para os alunos. “Não é só pra relaxar. É pra ter a mente limpa, tranquila e aberta para o conhecimento”, conta Marise Marota, coordenadora psicológica da escola e responsável pela aula.
Confira um vídeo que está no instagram da Escola