Esse ano não haverá a tradicional queima de fogos que acontece na orla da lagoa central durante a virada do ano. A decisão foi tomada após reunião do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19, que inclui o prefeito Rogério Avelar e o secretário de saúde Gilson Urbano.
As autoridades da cidade veem o evento como um possível causador de aglomerações, o que poderia impactar na disseminação do novo coronavírus. Com a alta dos números de casos na cidade, o cancelamento da queima de fogos busca evitar que a exibição seja um fator na proliferação da doença. Ainda durante esta semana, a Prefeitura deve publicar um decreto com normas sobre as comemorações das festas de fim de ano (natal e réveillon). As orientações com novas medidas sanitárias vão abarcar eventos públicos e particulares.
É importante ressaltar que, no dia 02 de dezembro, o poder público já havia determinado medidas preventivas devido ao aumento expressivo de casos da COVID-19 na cidade, proibindo a prática de esportes coletivos em locais públicos e privados, assim como piqueniques e apresentações musicais. Aulas presenciais também foram proibidas.
Comemore as datas festivas de final de ano com consciência. Fique em casa!