Porque estamos falando disso é porque hoje para comprar carnes em nossa cidade para o nosso querido churrasco, nos deparamos com inúmeras opções de lojas ou açougues onde podemos encontrar as nossas carnes. Do açougue tradicional, do supermercado, do empório, do açougue especializado, compra on line e das boutiques de carne.
Ok, você vai preparar o churrasco do final de semana, mas onde vai comprar a sua carne e com quem ?
Tradicionalmente, quando precisamos comprar uma carne, buscamos um açougue da nossa preferência.
Um açougue tem as carnes, a equipe dos açougueiros e sua rotina de atendimento do seu público e assim atendem as mais variadas demandas. Os clientes são pessoas comuns, empresas, restaurantes, donas de casa, ou até você que num final de semana quer preparar um churrasco e vai ao açougue comprar as carnes para o seu deleite.
Muitas vezes essas visitas e a compra das carnes pode ser uma experiência satisfatória ou por outro lado uma decepção. Afinal, ninguém quer levar “gato por lebre” e se enganado comprando uma coisa e levando outra.
Um fator fundamental para isso não acontecer é criar confiança no açougue. Confiança na procedência das carnes, no acondicionamento, refrigeração, higiene e limpeza e inclusive em tempos de pandemia outros cuidados necessários como as medidas de distanciamento das filas, da aglomeração na loja, uso de máscaras e álcool gel.
Por que não? Açougueiro, quer ser meu amigo ?
O lado do cliente não é fácil. Ele teria que conhecer sobre os cortes de carnes existentes e disponíveis naquela loja, entender sobre o refrigeramento e com certeza já em sua casa dominar as melhores técnicas de preparo.
Partimos do princípio que o nosso açougueiro é profundo conhecedor dos cortes e poderá nos oferecer as melhores opções mais saborosas, mais macias, enfim, um açougueiro, passar a ser um sommelier de carnes. Hoje em dia, essas equipes dos açougues têm que buscar sua capacitação e especialização que não está disponível para todos.
No Brasil, existem notórios açougueiros que assumiram muito bem essa função. Marcos Bassi em São Paulo, Netão do Bom Beef na cidade de Santos são alguns exemplos, enfim, personalidades do mundo do churrasco que mostraram que um bom açougueiro é um ótimo churrasqueiro e um profundo conhecedor das carnes que podemos adquirir em seus estabelecimentos.
Esse conceito da especialização do conhecimento da melhor técnica de preparar os cortes para uso na churrasqueira, acabou evoluindo os açougues, que passaram a se tornar verdadeiras boutiques de carnes com as mais variadas opções de corte. Se por um lado o açougue do dia-a-dia, não tem opções mais sofisticadas, essas casas de venda de carne diferenciadas para o público, já possuem um verdadeiro cardápio de opções que são encontradas muitas vezes apenas em suas geladeiras e freezers.
Lagoa Santa, mesmo pode se orgulhar de estar já nesse movimento, com suas casas e boutiques de carnes específicas e também dos tradicionais açougues cada vez mais disponíveis para assumirem uma relação mais próxima dos seus clientes. Nós até nos beneficiamos desse mercado com mais opções, onde cada um procura estar mais disponível para assumir aquele lugar de referência para os amantes da boa carne.
Se procura um caminho melhor para escolher as melhores carnes, invista nessa relação de confiança. Procure os melhores preços porque os cortes especiais não são os mais baratos, mas afinal quem está disposto a procurar qualidade e experimentar aquelas carnes mais especiais e com maior valor agregado, poderá arcar com os custos dessa qualidade.
Quero pensar que o nosso churrasco será o evento. Queremos recepcionar nossos convidados e todos se sentirem satisfeitos com o que vamos preparar. Então, o nosso churrasco será especial e mesmo que seja para poucas ou muitas pessoas.
Como você leitor poderá se orientar com essas opções e lojas que temos em nossa cidade!
Faça a pergunta a si mesmo, o que estou planejando para o meu churrasco?
No meu churrasco haverá preparos especiais ou cortes inusitados como um T-Bone, um tomahawk (cortes com ossos e carnes), ou será mais tradicional com picanha de boi menos desenvolvido, asinha de frango e linguiça artesanal. Talvez eu possa combinar uma compra no açougue mais tradicional e outra em alguma boutique de carne. Enfim, um blend de compras que poderá ter um efeito mais equilibrado de opções de carnes a serem servidas no seu evento/reunião/confraternização.
Pode ser que hoje seja o dia de fazer aquela picanha de boi Angus (boi que tem a carne mais valorizada em relação ao preço) ou aquela picanha importada do Uruguai ou Argentina. Então, a boutique de carne vai te atender super bem também.
Como dizem: Não existe o churrasco errado, errado é não fazer churrasco.
Enfim, a dica é: Churrasqueiro seja amigo do açougueiro ou do vendedor da sua boutique de carne e você que vai ao churrasco, seja amigo do churrasqueiro.