Fevereiro está aí e com ele o burburinho na cidade sobre a volta às aulas. O ano de 2021 começou bem turbulento devido {a covid-19 e com ele, vieram as dúvidas sobre a aglomeração entre crianças, principalmente, a volta ás aulas.
Em live com o prefeito de Lagoa Santa, Rogério Avelar,ele destacou a preocupação em ter as aulas presenciais e que, a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com as escolas particulares e privadas da cidade, estão discutindo sobre o recomeço do ano letivo, seja ele online ou de forma híbrida, em que haverá rodízio entre os alunos e algumas condutas conforme o Plano de Classificação de Risco do grupo 10 que envolve: Educação infantil, Ensino fundamental, Ensino médio, Ensino superior e Cursos pré-vestibular.
De acordo com o plano, as atividades educacionais regulares coletivas (aulas presenciais) de natureza pública ou privada estarão autorizadas a funcionar mediante submissão e avaliação do plano de classificação de risco individual para cada instituição. Nesse sentido, o plano indica uma série de medidas que as escolas deverão ter que tomar para receber os alunos, confira.
No último dia 26/01, a prefeitura lançou o DECRETO Nº 4.213, que aborda que os estabelecimentos da rede particular de ensino e as pessoas jurídicas que prestarem serviços educacionais regulares deverão seguir o Plano de Classificação de Riscos. Confira o decreto aqui, D42132021-2 (1).
Até a última sexta-feira, 29/01, eu solicitei à prefeitura alguma novidade por meio da Secretaria de Educação e não obtive retorno.
Como as escolas estão se preparando:
A maioria das escolas particulares já soltou informações sobre a volta às aulas no início de fevereiro. Eu conversei com algumas delas (solicitei a todas por whatsApp e posto as que me retornaram):
Coleguium
Para o início do ano letivo, que está previsto para o dia 8 de fevereiro, a escola manterá o ensino não presencial, implantado no ano passado. A modalidade ficará vigente até a data de retorno estipulada pelos protocolos municipais.
Entre as principais medidas operacionais que serão adotadas no Coleguium quando houver a autorização do retorno ao ensino presencial pelo Poder Público, estão o distanciamento físico, a sanitização e higienização e o monitoramento das crianças. Em nosso protocolo, foi estabelecida a retomada gradual, segmentada por fases. Na fase 1, por exemplo, não poderão funcionar cantina, escolinhas (futebol e dança, por exemplo), o ensino integral e as áreas comuns, tanto externas quanto internas. Outras medidas também serão adotadas, como horários diferenciados para a realização das atividades, procedimentos de limpeza e desinfecção constantes, uso e disponibilização de álcool em gel, uso de máscara dentro e fora de sala de aula, tanto pelos alunos quanto pelos professores, e a ventilação natural das salas. Também haverá aferição de temperatura e uma central de monitoramento, que, em caso de febre ou outros sintomas, o aluno será encaminhado para a sala de espera, avisando a coordenação para que o responsável seja notificado.
De acordo com Fátima Trópia, diretora da unidade do Coleguium Rede de Ensino em Lagoa Santa, em relação ao distanciamento físico, haverá limitação da quantidade de pessoas em todos os ambientes, bem como a restrição da entrada dos responsáveis nas unidades. “Também reorganizaremos carteiras na sala de aula ou remanejaremos as turmas para outros possíveis locais da unidade. Os recreios das turmas serão em horários e locais diferentes e não haverá disponibilização de brinquedos nos intervalos e recreios. Em outras fases, em que será permitido o uso das áreas comuns, todos os espaços serão limitados, seguindo as regras de distanciamento social e higienização constante”, diz.
O material foi desenvolvido a partir das diretrizes fornecidas por órgãos federais e internacionais, como o Ministério da Saúde, Anvisa e CDC (Centers for Disease Control and Prevention), e por meio de intercâmbio de informações com escolas de outros países. “Todos os nossos protocolos foram revisados e validados pela D’Or Soluções, empresa do grupo Rede D’Or São Luiz, especializada em gestão de saúde e segurança do trabalho. Esse conjunto de diretrizes foi proposto pelo Eleva Educação, grupo do qual o Coleguium faz parte, e será adotado por todos os mais de 130 colégios que integram a rede no Brasil.”, salienta.
Ainda conforme a diretora, os protocolos já estão bem alinhados entre todos os colaboradores, mas, é claro, demandam uma preparação do espaço para que tudo fique de acordo com as medidas definidas pelas autoridades. “Acreditamos que serão necessários, no mínimo, 20 dias entre a autorização e nossa abertura com segurança para receber os alunos. Esse prazo também é fundamental para que possamos comunicar a todos os pais e responsáveis e promover reuniões com eles para também explicarmos como funcionará esse retorno de forma efetiva. Não há uma receita mágica para o retorno, mas passamos por um amplo processo de reinvenção ao adotar o ensino não presencial. Por isso, acreditamos que, enquanto educadores, temos a responsabilidade de nos adaptarmos e reinventarmos. Assim, conseguiremos dar sequência ao nosso propósito de transformar vidas por meio da educação.”
Ipê Amarelo
A Ipê Amarelo, assim como as outras escolas particulares de Lagoa Santa, está em diálogo com a Prefeitura Municipal desde outubro de 2020. A partir destes diálogos, foi criado um Comitê para Elaboração de Protocolo para Retorno às Aulas Presenciais em Lagoa Santa. Foram realizadas seis reuniões com os representantes da escola e a Secretaria Municipal de Saúde, na tentativa de formar uma estratégia única de retorno às aulas, de forma gradual e segura, atendendo aos protocolos de saúde e segurança epidemiológica.
Há uma estimativa inicial para a volta às aulas na 2ª semana de fevereiro, dependendo do monitoramento de risco na municipalidade. Esta previsão está sujeita à confirmação.
De acordo com o diretor de comunicação , Pedro Marlon: “considerando nossos fundamentos pedagógicos, entendemos que a educação escolar representa uma possibilidade para o desenvolvimento integral do ser humano. A vivência escolar, nesta perspectiva, é uma oportunidade não só de aprendizado formal, mas de crescimento individual e social.
Ressaltamos a importância das atividades nas escolas durante pandemia, em concordância com as “Considerações para medidas de saúde pública relacionadas às escolas no contexto da COVID-19”, documento de 14 de setembro de 2020, elaborado em conjunto por especialistas da OMS Organização Mundial da Saúde, UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância, que pode ser acessado neste link.
Observando os impactos globais decorrentes da privação de vivência escolar e considerando os fatores de risco de contágio embasados em pesquisas científicas válidas, essas instituições recomendam, no referido documento, que o “fechamento de instalações educacionais deve ser considerado apenas quando não houver outras alternativas”.
Desta forma, sem deixar de cumprir todos os protocolos de segurança e saúde dos quais dispomos, a Escola Ipê Amarelo pretende iniciar suas aulas em modalidade presencial em datas alternadas e sistema de rodízio de turmas, em acordo com as diretrizes definidas pela Prefeitura. Os casos em que não houver concordância da família em permitir que o aluno participe das atividades presenciais serão tratados individualmente, em busca de um acordo em que todos se sintam confortáveis, visando primordialmente o desenvolvimento saudável da criança.”
E, observando as medidas sanitárias e de segurança epidemiológica deliberadas internamente na escola e no citado Comitê, planejamos retomar gradualmente as atividades da escola com as seguintes estratégias:
– Adotar todas as medidas básicas de segurança, orientadas pelos órgãos públicos federais, estaduais e municipais de saúde e educação, como distanciamento mínimo, uso de máscaras, álcool gel, etc;
– Adotar sistemas de rodízio entre as turmas, para reduzir a quantidade de alunos e professores presentes na escola durante o mesmo dia e horário;
– Privilegiar áreas externas para todas as atividades pedagógicas;
– Garantir segurança total para professores e demais funcionários, com afastamento preventivo em caso de suspeita possível contágio;
– Orientar constante as famílias sobre os cuidados necessários para além da escola e os procedimentos obrigatórios em caso de suspeita de contágio;
– Garantir a sanitização completa das áreas que estarão em uso nas dependências da escola.
M2*
Carteiras mais afastadas, janelas abertas, ambientes bem higienizados, todos de máscaras (alunos, professores e funcionários), nada de aglomerações, nem mesmo no intervalo e estudantes do grupo de risco, com ensino on-line. Esse é o cenário para a volta às aulas em 2021 do M2. Lá, o retorno dos alunos será uma decisão das famílias frente ao contexto da pandemia Covid-19. Sendo assim, ficam as famílias cientes de que o Colégio M2 e seus profissionais da educação garantirão a oferta do ensino remoto para compor as cargas horárias presenciais e o atendimento pedagógico aos alunos que permanecerão em casa.
Para fins logísticos-pedagógicos, haverá o uso do modelo hibrido, que comtemplará aulas em formato presencial e remoto no cumprimento da carga horária definida na grade curricular. No que se refere ao estudo remoto, serão utilizadas as plataformas Google Classroom, Google Meet e Plataforma Meu Bernoulli. Assim, os estudantes terão à disposição materiais para serem acessados no Google Classroom, como aulas ao vivo e gravadas, vídeos do Bernoulli, textos, formulários para atividades online.
Com a retomada das aulas presenciais em todas as turmas e seguindo todas as medidas sanitárias estabelecidas através do PROTOCOLOS M2 com uma organização especial de horários e subdivisão das turmas, garantindo, portanto, a segurança dos alunos, professores e funcionários por meio do distanciamento social nos ambientes da escola, sobretudo nas salas de aula.
Com o retorno das aulas presenciais, não haverá salas disponíveis para acomodar todos os alunos em caso de lotação esgotada nas salas, sendo assim, por esse motivo, todas as turmas serão subdivididas em dois grupos, de modo que esses grupos se revezarão conforme distribuição (divulgada previamente) feita pela equipe pedagógica. Os horários de intervalo serão variáveis conforme as turmas para evitar aglomeração nos pátios, quadras e refeitório e para dar tempo de higienização dos ambientes.
*Informações retiradas de um informativo enviado aos pais e alunos.
Palomar
Confira aqui um vídeo informativo publicado na página da escola retirado de suas redes sociais.
Pediatra é a favor a volta às aulas!
A pediatra do Em Casa Instituto de Saúde, Dra. Naraney Faria, acredita que o retorno às aulas vai ajudar e muito às crianças!
Segundo ela, nesse período de distanciamento, o cenário pediátrico atual é:
- Aumento de crianças depressivas e ansiosas;
- Obesidade;
- Crianças com perda de locomoção;
- Aumento da taxa de suicídio;
- Prejuízo às crianças especiais, principalmente as com TDH e autismo que tiveram um déficit considerável em suas comobidades.
“Foram muitos os prejuízos nas crianças, sejam eles intelectuais, sociais e físicos, por isso, defendo o retorno seguro híbrido e opcional em todos os estabelecimentos, nem só das escolas particulares, mas das públicas, onde percebemos problemas ainda maiores como déficit nutricional, evasão, por exemplo”, comenta.
Agora vamos torcer para que tenhamos um bom resultado com a vacina, mas sem esquecer de fazermos a nossa parte, sempre lavando as mãos, usando máscaras e evitando aglomerações.
E me conte aqui, se você acha viável a volta às aulas presencial ou não?