Eu conheço de perto! Desde sua concepção, estive lá algumas vezes e garanto que o lugar será muito bacana para Lagoa Santa!
Inspirado nos modelos dos tradicionais “mercadões” existentes no Brasil e na Europa, o Mercadão Internacional de Lagoa Santa, contará com uma área de aproximadamente 40 mil metros quadrados e será um centro comercial a céu aberto com opções de lazer e gastronomia. Além disso, a infraestrutura contará também com uma área externa para grandes eventos
Uma das grandes apostas do Mercadão Internacional de Lagoa Santa é atrair o fluxo de pessoas que trafegam diariamente pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, moradores do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte e turistas que fazem o circuito das grutas e de cachoeiras no sentido da Serra do Cipó.
A previsão de inauguração que está sendo trabalhada é para este semestre e o funcionamento do local será de domingo a domingo. Com relação a abertura, é importante salientar que tudo vai depender das medidas restritivas que estarão em vigor no momento.
Fachada que é cartão postal
A fachada é uma atração à parte! Ela foi desenhada pelo artista plástico, Waldney de Araújo Guedes, que buscou inspiração nas fazendas e nos casarões antigos. “Eu desenvolvi um projeto em 3D da fachada me inspirando nas paisagens mineiras, além das grandes fazendas. Como o estabelecimento é um Mercadão Internacional em Minas Gerais, nada mais justo do que as clássicas referências mineiras. Apostei em itens mais rústicos e fiz alguns desenhos até chegarmos ao projeto final da fachada, que já está pronta e vai trazer muita autenticidade ao Mercadão”, disse Guedes.
Arquitetura arrojada
O arquiteto Rodrigo Mourão desenvolveu o projeto de acabamentos internos dos espaços do Mercadão e ficou responsável pela decoração, além de realizar a projeção das áreas de convivência, espaços de exposição de veículos, com distribuição de mobiliário e projeto luminotécnico. O local possui um grande galpão industrial onde está sendo feito uma revitalização com grande potencial de aproveitamento, que vai proporcionar uma experiência única aos visitantes, indo muito além das compras.
“Será um ambiente de lazer com eventos atrativos, personalizado para atender vários tipos de públicos. O paisagismo oferecerá, de forma pontual em todos os espaços como elemento na composição e marcação dos espaços de convivência e descanso, bancos com formatos orgânicos, dando dinamismo e referência mineira, envolvendo o acabamento rústico aliado ao uso de itens de madeira, como as luminárias e arcos, que farão referência ao barroco mineiro”, contou o arquiteto.
Praça de Alimentação
Já na praça de alimentação, foram desenvolvidos como elementos de separação diversos canteiros suspensos, que farão a divisa com a presença de sofás para conforto dos clientes e mobiliário com mesas de formatos variados. Haverá pendentes de bambu que ficarão suspensos entre as estruturas dos pilares, e um forro de tábuas vazadas esconderá a iluminação cênica, valorizando a estrutura e ambientação dos restaurantes.
Os espaços de convivência contarão com canteiros redondos e bancos de madeira ao redor, além de assentos pontuais proporcionando ambientes de parada e descanso, onde o público contará também com sofás e balcões para alimentação e convívio, proporcionando um ambiente agradável a todos que visitarem o Mercadão Internacional de Lagoa Santa. A grande estrutura dos espaços receberá arcos e luminárias em estilo barroco mineiro, dando maior simplicidade através da madeira do mobiliário e uso do cimento queimado cerâmico, que vai marcar estes espaços com uma sofisticação gerada pelos arcos trabalhados com referências portuguesas clássicas.
Espaços de eventos que prometem agitar os visitantes
O Mercadão também contará com espaços de eventos, bares e padarias, com locais de parada e consumo com mesas, além de uma grande atrativa surpresa. Nas áreas de exposição de veículos, terá um canteiro com caminhos em formato orgânico, que, de maneira dinâmica, levará o público de encontro a uma nova dimensão de escala do local: um Boeing 737-200. O avião é todo restaurado e vai abrigar os clientes com uma área repleta de mesas e bares para frequência do público em dias de eventos especiais.
E vai ter peixaria!
Outro ambiente diferenciado será a peixaria com restaurante, onde o consumidor poderá degustar o produto adquirido em um local descontraído entre as palmeiras com grandes mesas de madeira maciça ao ar livre. “Os ambientes do Mercadão Internacional foram inspirados nos grandes mercados revitalizados na Europa e América Latina. Hoje, grandes centros comerciais redefiniram seus espaços como destino atrativo para os consumidores, e isso inclui os eventos que estarão cada vez mais atrativos, personalizados e pensados para o público, sendo utilizados estrategicamente. Os eventos influenciam no relacionamento com o cliente, criando um vínculo com o Mercadão, proporcionando uma grande experiência a todos. Os eventos terão a função de fidelizar o público do Mercadão, além de aumentar o tempo de estadia no empreendimento, podendo desfrutar de diversos espaços. Com isso, as chances de compras não programadas vão crescer, sendo uma boa estratégia de marketing”, explicou o arquiteto Rodrigo Mourão.
A grande tendência atual é tornar centros comerciais em bons espaços locais de experiência e conforto. Os mercadões estão se tornando grandes centros de diversão e lazer, combinando entretenimento, socialização, conveniência e também compras, como uma espécie de fuga do comércio eletrônico, podendo curtir a família e os amigos. Essa é a principal ideia do projeto da infraestrutura do Mercadão Internacional. “Quando desenvolvi esse projeto, pensei em um local onde os varejistas possam oferecer uma experiência superior a do ambiente virtual e enriquecer a vida social dos consumidores de uma forma que as redes sociais não conseguem. Atrás dessa tendência, o Mercadão também vai oferecer uma pista de Mountain Bike com três metros, e bar de apoio onde as pessoas possam assistir seus amigos e familiares praticando o esporte”, finalizou Mourão.