O que é um churrasqueiro 4.0:
- É multi churrasco. Atua com todas as técnicas de preparo.
- Usa redes sociais ativamente
- Incorpora tecnologias no seu dia-a-dia.
Todos sabem que o brasileiro ama churrasco. Todos os tipos: do brasileiro clássico de churrasqueira de fundo de quintal, do espaço gourmet das residências, da churrasqueira de tambor da laje, do bem brasileiro rodizio, as churrascarias, hamburguerias artesanais, churrasquinho, as casas de carne com parrillas e os mais suculentos cortes de carne e o famoso churrasco americano das hoje difundidas smoker houses com o seu barbecue/bbq americano.
A grande novidade que temos agora é que podemos desfrutar de todas essas opções na facilidade do meio digital e das tecnologias hoje cada vez mais disponíveis na internet e em nossos celulares e um bom churrasqueiro está sempre procurando inovar com seus pratos ou conhecer novas técnicas para entreter e encantar seu público seja ele a sua família, amigos ou apenas ou sendo o chef de um restaurante e apresentando as melhores opções de carne para seus clientes.
O churrasqueiro moderno é multi-churrasco, ele transita por todas essas técnicas e equipamentos da churrasqueira de tijolo e espetos, da parrilla ou do pit smoker que são utilizados para garantir para cada churrasco o melhor preparo. Só esse fator já implica na especialização do nosso churrasqueiro que para ser moderno tem que transitar nos mais variados universos de preparo de carnes.
Alguns espaços hoje nem se contentam mais em oferecer apenas um tipo de assado e são verdadeiros festivais de carne com os mais variados preparos em um único local. Eles tem desde hambúrguer artesanal, até churrasco americano. Alguns até tem o próprio açougue associado e apresentam os cortes de dry age para aqueles que se aventuram com carnes mais sofisticadas. Veja o Quintal Debetti (https://www.debetti.com.br/quintal) ou o Bark e Crust em São Paulo.
Se criaram a tecnologia e essa está em constante evolução, hoje o mundo digital está no momento da revolução digital 4.0, ou seja, tecnologias, interação e uso sistemático das redes sociais para criar comunidades de influenciadores digitais e seus universos e com inúmeros seguidores que podem chegar até na casa dos milhões.
Churrasqueiros 4.0 dominam a câmera e o canal de vídeos youtube produzindo vídeos com demonstração de receitas que são vistos por milhões de pessoas e que geram mais visualizações ainda.
Um churrasqueiro famoso, o mineiro, Zé Almiro (canal youtube churrasqueadas) é quem dá dicas. Ele é um dos maiores influenciadores digitais do Brasil e para qualquer churrasqueiro de final de semana ou profissional, influencia produtos, serviços e preparos com seu canal do youtube e com certeza com toda a sua simpatia.
Um churrasqueiro 4.0 não se contenta mais com apenas preparar aquele churrasco. Ele quer divulgar sua receita, registrar suas fotos no instagram, mostrar os preparos, documentar a beleza de cada prato em vídeos e fotos que são vistos por milhares de pessoas nas redes sociais. Ele mantem contato com outros churrasqueiros através de inúmeros grupos de whatsapp, telegrama e outras redes sociais que existirem por aí. É a maior socialização do churrasco que já aconteceu.
Outras tecnologias chegam a todo instante como as novas redes sociais Tik Tok para criação de vídeos curtos, serviços como stories e reels do instagram e a liderança do youtube na produção de vídeos são os nossos novos quintais e restaurantes digitais. Novas tecnologias aumentam a penetração e utilização das redes sociais e o universo gastronômico participa ativamente dessa cultura e movimento.
Todos temos acesso e podemos agora compartilhar as mais variadas receitas, técnicas, preparos, acompanhamentos, equipamentos, enfim, o churrasqueiro 4.0 é alguém que se atualiza no seu jeito tradicional de preparar o churrasco e permite com que qualquer pessoa na sua casa tenha acesso a conhecimento que era acessível apenas a alguns mestres churrasqueiros, chefs ou pit master do Brasil e do mundo.
Você quer compartilhar seus pratos. Quer mostrar as mais belas carnes e como ficam suculentas aos olhos dos que estão aproveitando o churrasco. As redes sociais permitem você apresentar seus pratos e divulgar os mesmos para uma lista de seguidores. Com o tempo isso pode até se transformar em poder e troca de marketing para as empresas que atuam no setor para divulgar produtos e equipamentos no mercado competitivo da economia do churrasco.
As redes sociais migram para avaliar mais a eficácia de cada influenciador digital do que o número absoluto de seguidores, porque resultado e influência real é cada vez mais um moeda de troca para essas redes. Uma empresa pode preferir mais qualidade do que quantidade e isso se reverte na utilização dos molhos, temperos, equipamentos, carnes e demais serviços da indústria.
Qualquer churrasqueiro por criar uma audiência única com seus seguidores pode influenciar esse mercado de consumo do churrasco. Eles estão disponíveis, acompanham as visualizações nos post, respondem as perguntas e criam uma relação de confiança com esse público para apresentar produtos e serviços que qualquer empresa que tenha o foco no nicho do churrasco poderá alcançar e sempre com custos e condições bem mais acessíveis do que a grande mídia tradicional.
Até os problemas que a nossa sociedade hoje enfrenta, como a pandemia, reforçou a necessidade do distanciamento social, e passamos a utilizar mais delivery, aplicativos de alimentação ou entrega que fazem todos se aproximarem cada vez mais do mundo digital. Veja um prato, escolha o prato, clique no prato e receba ele em casa. Os alimentos e receitas, mais do que nunca obrigatoriamente, devem existir no meio digital para chegar nas pessoas e cada vez mais temos que usar esse canal para conseguir o nosso churrasco.
Quem não fica impactado por aquela imagem de uma picanha suculenta. O corte de uma carne no ponto certo. A brasa vermelhinha assando as proteínas mais incríveis. Ainda não sentimos o cheiro pelos meios digitais, mas o visual é garantido. As sensações se misturam e como diz o nosso mestre churrasqueiro Netao Bom Beef:
“Escuta esse cheiro” do chiado de uma carne que vai para a grella.
Nós somos cada vez mais empurrados para essa tecnologia da internet 4.0 com os algoritmos de aplicativos de comida que passam a saber cada vez mais a nossa preferência ou seja o que comemos, quando comemos, onde comemos, quanto pagamos para comer. A inteligência artificial, a estatística de grandes dados influenciam churrasqueiros e consumidores facilitando e interligando todos de uma forma mais automatizada.
Até equipamentos são aplicados e utilizados nos preparos como os termômetros inteligentes utilizados para a coação do churrasco americano e sendo uma aplicação da internet das coisas.
Esses elementos passam a ser equipamentos e serviços básicos para o churrasqueiro 4.0, esteja ele atuando no ambiente familiar ou sendo o dono de restaurante e responsável pelo menu ou dos pratos preparados para o público.
Veja alguns perfis de instagram da nossa cidade. Podem procurar no Brasil e em cada localidade, mas todos já tem os seus churrasqueiros influenciadores digitais.
00
43.7 mil seguidores
Youtube
Churrasqueadas : https://www.youtube.com/user/oprazerdacarne
1.700 seguidores
Churrasco 4.0 veio para ficar e se aperfeiçoar, por isso churrasqueiro, fotografe seus preparos envie aquelas mais deliciosas receitas e espere o número de likes aumentar.
“Não existe churrasco errado, errado é não fazer churrasco”, Panhoca.