Todos nós sonhamos em ficar para sempre jovens, e por isso estamos sempre buscando amenizar os sinais do tempo. Mas você sabe como acontece o envelhecimento?
O envelhecimento é um processo natural da vida, responsável por dar fim a determinados ciclos e início a outros. Diversos fatores influenciam no processo de envelhecimento como sexo, raça e herança genética, sendo algo quase particular o processo de cada pessoa. Fatores externos como a alimentação, a prática de atividades físicas e até mesmo o ambiente ao nosso redor influenciam em nosso processo de envelhecimento. Há estudos que defendem que quanto menor a quantidade de calorias consumidas, mais lento o processo de envelhecimento.
Existem diversas teorias que visam explicar o envelhecimento cutâneo, propondo suas causas, fatores estimulantes e suas consequências. O envelhecimento intrínseco, também conhecido como cronológico, defende que a pele é afetada pelo tempo de vida da mesma forma que outros órgãos; através de falhas na replicação celular e encurtamentos teloméricos nota-se uma limitação na capacidade de fatores derivados dos fibroblastos, essenciais para o normal crescimento e diferenciação dos queratinócitos, prejudicando assim o aspecto e a qualidade da pele. O envelhecimento extrínseco, também conhecido como fotoenvelhecimento, é definido pela influência de fatores externos ao nosso envelhecimento, que por muitas vezes se apresenta como uma potencialização do envelhecimento intrínseco, como nossos hábitos e fatores ambientais como radiação solar e poluição; hábitos tabagistas e etilistas intoxicam e degradam células da derme e epiderme através de diversos mecanismos, como a desidratação, sequestro de hemoglobinas e alterações nas características dos tecidos; além disso, fatores extrínsecos aumentam a oxidação de moléculas, liberando radicais livres e interferindo não só nos tecidos cutâneos, mas em todo o sistema.
Durante o processo de envelhecimento evidencia-se sua maior marca, a perda de colágeno cutâneo. A perda de colágeno e o encurtamento da derme ao longo dos anos é um processo comum e natural, entretanto pode ser acentuado através da ação de radiação ultravioleta (UV). Os raios UV, absorvidos de forma aguda (forte e imediata) ou crônica (prolongada e em doses menores), serão responsáveis pelo aumento da expressão de metaloproteinases, enzimas que agem degradando a matriz extracelular. Por compor, em sua maioria, a matriz extracelular, o colágeno é um grande alvo das ações dessas enzimas, conferindo à pele uma nova forma, sem tanto tônus e sustentação.
Visando combater esse processo, na Tok Firme temos os mais diversos tipos de tratamentos que vão desde as técnicas mais simples as mais complexas, das menos as mais invasivas, e com resultados imediatos e duradouros.