O novo ensino médio começa a vigorar neste ano e, com ele, muitas mudanças acontecerão nas escolas de ensino público e particulares. Conforme previsto na lei 13.415, sancionada há cinco anos, as bases da Educação Nacional terão nova restruturação curricular.
Uma das mudanças mais significativas foram ampliação da carga horária, passando de 800h para 1000h obrigatórias ao ano A lei não prevê se a aula será em ambiente virtual, presencial ou de forma hibrida, tendo em vista o cenário incerto da pandemia.
Divisão de matérias por áreas de conhecimento
Outra curiosidade é que na nova grade as disciplinas passarão a ser divididas por áreas do conhecimento, um modelo que já é aplicado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares semelhantes. Assim, as matérias ficam divididas da seguinte forma:: Linguagens e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências humanas e sociais aplicadas;
Neste novo molde, os conteúdos serão trabalhados de maneira conjunta dentro da sala de aula, sendo todas elas fixas, portanto, não poderão ser removidas da grade.
Projeto de Vida
O chamado Projeto de Vida é mais uma das inovações, que tem o objetivo de ajudar os jovens a compreenderem suas habilidades, orientando-os a pensar no que querem para o futuro.
Itinerários formativos
Outra novidade que será opcional são os itinerários formativos, que trarão disciplinas que poderão ser adicionadas pelo aluno em sua carga horária, entre: Linguagens (Identidades e Comunicação); Matemática (Imersão na Matemática e Matemática Aplicada ao Mercado de Trabalho); Ciências da natureza (Micromundo e Energia que nos move); Ciências Humanas (Toda Forma de Poder Ser Jovem); Linguagens + Matemática (Cinesfera); Matemática + Ciências humanas (Matematicidades): Ciências da natureza + Matemática (Incertezas Naturais) Ciências Humanas + Linguagens (Viagem ao Redor de Mama Gaia); Ciências da Natureza + Linguagens (Comer Bem e se Exercitar é só começar) Ciências Humanas + Ciências da Natureza (Agropecuária: História, Processos Econômicos e Tecnologia em Goiás); Formação técnica e profissional (Técnico em Administração, Técnico em Química, Técnico em Informática);
Como está a expectativa em Lagoa Santa
Nós, do Curta Lagoa, reunimos depoimentos de alguns colégios sobre o novo ensino médio, para que você entenda melhor como vai funcionar.
Coleguium Rede de Ensino
De acordo com Alessandra Dias, diretora pedagógica do Coleguium Rede de Ensino.
A instituição de ensino acredita no desenvolvimento da autonomia, protagonismo, responsabilidade e comportamento cidadão. “Dessa forma, o que é proposto pelo Novo Ensino Médio já vem sendo aplicado pelo Coleguium ao longo dos anos e hoje já temos uma carga horária de 3.267 horas, o que é superior às 3.000 horas (1.000 horas por ano) –exigência inicial para 2022. ”, reforça.
Segundo ela, será oferecido aos alunos da 1ª série em 2022, além da formação geral básica, um “Itinerário Formativo Integrado”, que compreende um núcleo comum. “E entendemos que existem conteúdos indispensáveis em todas as áreas do conhecimento, preparando o aluno de forma ampla e consciente para que, no futuro, ele faça sua escolha da forma mais consciente. Além disso, pensando sempre no desenvolvimento da autonomia e do protagonismo, também haverá uma parte diversificada, em que o aluno poderá personalizar o currículo, tendo a possibilidade de se aprofundar na área de conhecimento que julgar mais interessante”, ressalta.
Colégio Chomos
A diretora do Colégio Chomos, Maria Cristina Detomi, conta que o Ensino Médio do Colégio Chromos está preparado para iniciar o ano contemplando as práticas exigidas pelas normatizações vigentes. “Iniciaremos com a 1ª série, conforme regula e orienta a portaria do MEC, dessa forma realizaremos a modificação gradual, ano a ano, de modo que em 2024 concluiremos todo o processo de transição dos três anos do Ensino Médio, preparando o estudante de maneira assertiva e focada para realizar o Novo Enem. Teremos a formação geral básica oferecida igualmente para todos os estudantes, já definida e organizada prioritariamente observando todas as exigências estabelecidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) ”, salienta.
Em 2022 os estudantes serão convidados a escolher parte do seu currículo, levando em consideração as particularidades de perfil e preferência, o que possibilitará ao término do Ensino Médio uma escolha mais consciente e segura para o próximo estágio de vida, o curso superior.
Nesse sentido, o colégio oferecerá cinco propostas de itinerários formativos, garantindo o aprofundamento nos componentes curriculares em todas as áreas do conhecimento.
Para a pedagoga e especialista de educação do Instituto. Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG), Renata Lucia de Abreu Pimenta,
O novo Ensino Médio tem o objetivo de interligar as disciplinas e permitir ao aluno uma maior consciência da área que ele pretenda seguir ao concluir este ciclo. Dentre os fundamentos básicos para esta modificação estão o aspecto generalista de ensino que gera baixa qualidade e aproveitamento restrito ocasionando altos índices de evasão escolar, distorção de idade com a séria cursada e reprovação. Assim pretende-se beneficiar tanto alunos quanto professores já que os conhecimentos específicos permitirão ao aluno optar pela formação profissionalizante ou técnico.
“Entretanto vale observar que dentre os principais desafios estão a realidade atual dos jovens e a necessidade de reestruturação da escola para atender as novas exigências para o período integral, tais como infraestrutura, planejamento pedagógico e capacidade de oferta de maior conteúdo, sendo necessário investimentos na alocação de professores especializados nas áreas afins”, indica. .