Ano novo, vida nova, novas metas, mas para que isso aconteça no mundo empresarial é preciso um bom planejamento estratégico. Porém, algumas empresas ainda não fizeram, e agora? Calma, ainda é possível desenvolver estratégias para alcançar os objetivos.
O planejamento estratégico é ideal para que os empreendimentos sejam mais competitivos, consigam se sobressair no mercado e inovar. “Todas as decisões são importantes, e é melhor que sejam tomadas com base em estratégias adotadas e claramente definidas para melhorar sua atuação e enfrentar os desafios atuais”, revela a sócia fundadora do Instituto Evex, Valéria Bax.
Por meio dele, também é possível dividir de forma clara e objetiva as funções de cada setor. “O planejamento é a melhor maneira para manter todas as ações pontuais alinhadas e com os objetivos comuns”, completa.
O que levar em conta?
Para ajudar um pouco mais nessa tarefa essencial no mundo dos negócios, Valéria pontuou os principais tópicos para um planejamento estratégico adequado. Veja:
Propósito: uma coisa que não pode faltar são os objetivos que você quer alcançar no próximo ano. Esse é o primeiro passo para criar um planejamento eficaz.
Comunicação adequada: não adianta criar um planejamento que apenas você vai entender. Os colaboradores também precisam estar alinhados e com bastante entendimento sobre os propósitos e resultados que eles precisam alcançar.
Explicação completa: o planejamento estratégico é um documento que precisa ser detalhado para que todos possam entender o seu papel em meio às estratégias lançadas. Não tenha medo de explicar cada ponto e sempre confira se todos os envolvidos entenderam as propostas do projeto.
Motive a sua equipe: esse é também um ponto fundamental. Afinal, os principais responsáveis pelo sucesso de um planejamento estratégico até o final do próximo ano são os seus colaboradores. Então, apresente o planejamento de forma motivadora, preze pelo bem-estar da equipe e ouça suas sugestões.
Seguindo essas dicas, você conseguirá inovar para atingir seus objetivos. “Pense em cada tópico, o que precisa melhorar em relação ao ano passado e o que deu certo também. Caso tenha dificuldade, procure a ajuda de um especialista”, finaliza.
Fonte: Valéria Bax, empresária do varejo há mais de 30 anos e Coach na Área de Negócios. Conselheira de Empresas e formada em Comunicação, Especialista em Gestão de Negócios, Marketing e Comercial (@valeria.bax e @institutoevex).