A ozonioterapia é considerada uma terapia complementar que utiliza o ozônio como agente terapêutico. É um procedimento que tem se mostrado eficaz em diversas patologias, e atualmente, muito explorado para as disfunções estéticas.
A novidade da terapia com ozônio está em seu efeito comprovado contra o excesso de radicais livres, uma função que visa restaurar e melhorar as capacidades defensivas naturais de células contra oxidantes e essas radicais.
Na estética a tão temida gordura localizada nada mais é do que reservas energéticas. Onde e como essa gordura irá se acumular dependerá de uma série de fatores. A genética e o estilo de vida que a pessoa tende a levar contam bastante.
Perder peso, ajuda a adquirir uma vida com mais qualidade e o ozônio é um grande agente anti-inflamatório. Ele pode te ajudar diminuindo o estresse oxidativo e a inflamação do corpo; ajudando na oxigenação e também na eliminação das toxinas; acelerando o processo de emagrecimento; melhora a performance para atletas; acelera o metabolismo e melhora a qualidade do sono e o estresse.
Com relação aos métodos de administração utilizados na ozonioterapia estética temos:
- Transcutâneo: Uso do óleo ozonizado em deiscência de cicatrizes em pós cirúrgico por exemplo.
- Intradérmica: injeção de forma gasosa indicada normalmente para afecções estéticas localizadas na pele como por exemplo flacidez e rugas.
- Subcutâneo: injeção subcutânea do ozônio na forma gasosa ou soro ozonizado afim de tratar por exemplo celulite e gordura localizada. Estudo de Borges et al. (2021), injetou a mistura gasosa oxigênio-ozônio diretamente no tecido adiposo subcutâneo. Após análise identificou a presença de macrófagos no tecido tratado. Portanto, o acúmulo de macrófagos no tecido adiposo pode ser considerado a principal justificativa para a morte dos adipócitos, pois, o ozônio, principalmente quando injetado localmente no tecido adiposo subcutâneo, pode oxidar os componentes lipídicos da membrana celular, levando à morte dos adipócitos e consequente redução da inestética gordura localizada, também potencializada pela estimulação da lipólise local.
- Insuflação retal: age na mucosa intestinal, reage imediatamente com mucoproteinas e outros secretores, produzindo ROS e LOPs (produtores de peróxidacao lipídica) que penetram na mucosa muscular e vão para a circulação via capilares linfáticos e venosos). Em outras palavras uma vez aplicado por via retal, atinge o corpo de forma sistêmica, o efeito direto dessas aplicações retais com ozônio para emagrecer é a metabolização da gordura, maior oxigenação celular e a eliminação das toxinas nocivas para o corpo, como os radicais livres.
Conclui-se, portanto, que a alimentação adequada e prática regular de exercícios físicos juntamente com a ozonioterapia traz um resultado positivo para disfunções estética.
Referências:
BORGES, F. S.; MEYER, P. F.; JAHARA, R. S.; CARREIRO, E. M.; ANTONUZZO, P. A. ; PICARIELLO, F.; DI PALMA, C. Fundamentals of the Use of Ozone Therapy in the Treatment of Aesthetic Disorders: A Review. Journal of Biosciences and Medicines, v. 9, p. 40-70, 2021. DOI: 10.4236/jbm.2021.912005.
TALLITA DORNELAS SOUZA; FERNANDA GONÇALVES DA SILVA. OZONIOTERAPIA NAS DISFUNÇÕES ESTÉTICAS PARA REDUÇÃO DE PESO E DIMINUIÇÃO DA CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL. Scientia Generalis, [S. l.], v. 2, n. Supl.1, p. 92–92, 2022. Disponível em: http://www.scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/367. Acesso em: 12 jul. 2022.
Livro de curso presencial teórico e prático , ministrado por Fábio Borges : Ozônio terapia no tratamento das disfunções estéticas.