Estão abertas, até 17 de novembro, as inscrições para o 1° Prêmio Ambev de Inclusão Produtiva: Empreendedorismo e Empregabilidade, que vai reconhecer 10 práticas de inclusão produtiva no Brasil e oferecer aporte de R$200 mil reais, que serão distribuídos a 10 organizações (R$20 mil cada).
Alinhado aos objetivos do Bora, o projeto de inclusão produtiva da Ambev, o edital busca reconhecer, fomentar e incentivar boas práticas protagonizadas em dois eixos: empreendedorismo e comunidades.
As propostas podem ser enviadas até 17 de novembro. Todas as informações, como critérios de seleção, estão disponíveis em https://boraambevaprov.netlify.app/ .
Podem se inscrever, em Minas Gerais, empreendedores sociais, negócios sociais/negócios de Impacto socioambiental; Startups e empresas; Incubadoras comunitárias e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de qualquer perfil, como associações, cooperativas e fundações, que trabalham com inclusão produtiva, promovendo oportunidades para as minorias ao mercado de trabalho. Serão aceitas inscrições de propostas em qualquer estágio de maturidade, desde iniciativas experimentais, em desenvolvimento ou projetos-piloto, como projetos com resultados comprovados.
O Bora Empreendedores vai reconhecer e incentivar cinco negócios de impacto socioambiental e suas iniciativas que tenham atuação de impacto ou potencial de atuação de impacto no tema da inclusão produtiva por meio do fortalecimento de capacidades empreendedoras, empoderamento financeiro e conexão. Serão contemplados negócios sociais, startups, incubadoras comunitárias e outros perfis de proponentes que apresentem boas práticas de fortalecimento de capacidades empreendedoras. Serão priorizadas iniciativas que tenham mulheres, jovens e pessoas negras como idealizadores, líderes, gestores, executores ou que atendam esses públicos como beneficiários.
Já o Bora Comunidades vai reconhecer e incentivar cinco empreendedores sociais e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e suas iniciativas de inclusão produtiva conduzidas para o desenvolvimento de pessoas e comunidades, promovendo a geração de emprego e renda por meio de sua conexão direta com o mercado de trabalho formal e/ou do fomento a iniciativas empreendedoras. Nesse eixo serão contemplados empreendedores sociais e OSCs, com priorização de proponentes de perfil comunitário e periférico, assim como iniciativas que tenham mulheres, jovens e pessoas negras como idealizadores, líderes, gestores, executores ou atendam esse público como beneficiários de suas atividades.
“O Bora integra uma sólida jornada de impacto social da Ambev, que ajuda a gerar transformações em todo o ecossistema. Por isso, abrimos esse edital para reconhecer boas práticas de inclusão produtiva no Brasil, mapeando iniciativas para promover esse tema, mostrando o interesse genuíno da Ambev como player social entre stakeholders, estabelecendo relações de confiança e conexão com organizações diversas em territórios estratégicos, impactando positivamente comunidades e empreendedores”, explica Andreza Machado, gerente de Impacto Social da Ambev.
O que é o Bora?
O Bora está estruturado em três pilares: conhecimento, apoio financeiro e conexões. No primeiro, serão disponibilizadas ferramentas de expansão e aperfeiçoamento de negócios para micros e pequenos empreendedores; e trilhas de conhecimento com foco no empreendedorismo e inclusão no mundo de trabalho para as comunidades. No segundo pilar, serão oferecidas soluções financeiras com programas de pontuação e opções personalizadas de microcrédito, além de bolsas de estudos. E, no terceiro, a Ambev coloca sua maior força: conexão com parceiros para networking, indicações de vagas e profissionais disponíveis por meio de plataforma virtual, gerando emprego e renda.