Os moradores de Lagoa Santa tiveram participação importante em dois filmes lançados na grande tela dos cinemas:
Expedição do Dr. Lund pelo Brasil é contada em “O Homem de Lagoa Santa” e “Os Protagonistas”. Confira mais detalhes sobre cada um, logo abaixo.
O Homem de Lagoa Santa”
Estreou no último dia 20 de abril , no Una Cine Belas Artes, a exibição inédita do longa-metragem “O Homem de Lagoa Santa”. O “docudrama” é roteirizado e dirigido pelo diretor Renato Menezes.
Com produção do Grupo Novo de Cinema e TV, Tarcísio Vidigal e Lúcia Fares, o longa ficará em cartaz até o dia 26 de abril, sempre no mesmo horário.
O filme reproduz a trajetória do naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund, interpretado pelo experiente ator mineiro Chico Aníbal. As pesquisas do paleontólogo, que viveu no Brasil durante 45 anos, abriram caminho para Charles Darwin dar prosseguimento à teoria da origem das espécies.
As semelhanças físicas de Chico Aníbal e Luiz Hippert com Lund e seu secretário Andreas Brandt são surpreendentes. Coube a Helena Penna o papel de Luzia, cozinheira do pesquisador.
Também estão no elenco outros atores conhecidos do teatro mineiro como Carl Shumacher, Célio Scarpa, Neuza Rocha, Rafael Neumayr, Charles Fagundes, Gercino Alves.
As grutas Rei do Mato, em Sete Lagoas, e Maquiné, em Cordisburgo, além de Ouro Preto, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo e Matozinhos foram utilizadas como locações.
O documentário recebeu assessoria técnico-científica de Rosângela Albano, diretora do Centro de Arqueologia Annette Laming Emperaire (Caale), de Lagoa Santa, e do professor e paleontólogo da PUCMinas, Castor Castelle.
Os fósseis de Lagoa Santa
Misto de obra ficcional e documentário, o filme gira em torno da expedição botânica que Peter Lund realizou ao interior do Brasil, em 1833.
No trajeto, ele se encontrou com o também dinamarquês Peter Claussen e o norueguês Andreas Brandt levando uma amostra de fósseis encontrados em rochas calcárias da região de Lagoa Santa (MG).
Lund acreditava que esses ossos poderiam ter sido contemporâneos dos animais da Megafauna que há muito pesquisadores acreditavam terem sido extintos durante o dilúvio da Arca de Noé.
Em 1840, a descoberta do “Homem de Lagoa Santa”, o hominídeo mais antigo da América do Sul, derruba as convicções científicas do pesquisador. Elas eram fundamentadas em anos de estudos ao lado de George Cuvier – fundador da paleontologia.
O achado inaugurou o debate e as contradições entre ciência e religião. Colocava em xeque a teoria cristã de que o dilúvio havia dizimado todos os seres vivos na Terra. A teoria de Lund, porém, só chegou a ser confirmada muito tempo depois, em 2002, com base em análises das ossadas.
Filmado em Super 16mm e finalizado em digital, “O Homem de Lagoa Santa” tem direção de arte de Sergio Silveira. Ele reconstitui a arquitetura de meados do século XIX e cenários repletos de detalhes. Entre eles, fósseis originais, as gravuras de Brandt e objetos levados pelos tropeiros da época.
A equipe de produção foi formada por 50 técnicos do Grupo Novo de Cinema e TV e mais de 60 figurantes.
Com narração de Marcos Caruso e Otávio Augusto, a equipe técnica conta ainda com Silviano Santiago, no texto; Luis Abramo, na fotografia; Marta Luz, na montagem, e música de Guilherme Vaz.
Data: 20 a 26 de abril
Horário: 19 horas
Local: Cine Belas Artes – Rua Gonçalves Dias, 1581, Lourdes, BH
Duração: 1h12
Classificação: Livre
Fonte: https://www.cinemanoescurinho.com.br/
“Os Protagonistas”
“Os Protagonistas” é um projeto inovador em Lagoa Santa, trata-se de uma oficina de cinema com o diretor e artista Marlon Penido em parceria com a APAE Lagoa Santa, em busca de concretizar a concepção social do ensino aprendizado em cinema. A presidente Maria da Saúde, já assinou a carta do projeto, que traz novidades para APAE. A diretora da APAE Sra. Maria das Mercês, sempre cuidadosa em relação às atividades e participação dos usuários, pais e amigos, aceitou e apostou no projeto, pioneiro, na área da Proteção e Desenvolvimento Social no Brasil – Incluir pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas, que inseri os Deficientes Múltiplos do Centro Dia, dentro do universo do audiovisual. A educadora social Jenifer Rodrigues da APAE, viu no projeto a adaptação a novos universos” Eles se sentem realizados nesse trabalho a cada cena eles se empolgam, saí de dentro cada gesto, é inovador e transformador”.
A Necessidade da oficina, foi a procura do voluntariado que o diretor queria, ao conhecer a Assistente Administrativo Adriana Barbosa, ele pediu a ela uma oportunidade para desenvolver alguma atividade artística com os usuários, trabalhada desde agosto de 2022, desenvolvem o ofício a sétima arte, uma reviravolta no universo do “Cinema transgressor”, que é um novo cinema novo, múltiplos ofícios. Com psicologia positiva feito e realizado com os próprios usuários, um cinema da diversidade. Cinema de Proporções Ilimitadas.
O projeto em si é uma patente piloto de o que vai virar o universo da APAE nesses tempos. A Secretária Daniela Tomaz, comenta: que é surpreendente como a arte os envolve e os liberta. Os protagonistas é um curta-metragem, em formato de Documentário Experimental, onde os usuários, utilizando a linguagem do cinema e das variadas funções dos profissionais do cinema, criam suas próprias histórias e comandos.
Os jovens, super empolgados, anseiam pelo momento de se colocarem diante das câmeras, dando entrevistas à TV, como cidadãos, produtores de cinema, e não como plateia. “Os Protagonistas” é um projeto que emociona a cada dia. O roteiro, feito por eles mesmos, a cada encontro apresenta novidades; o cinema que surpreende.
O projeto, já consolidado pelo apoio do mundo empresarial de Lagoa Santa, leva a cena do cinema para as proximidades da Lagoa Central, onde os jovens vão entrar em barcos pela primeira vez. : – “ Esta é uma aventura de aprendizado, pedagogia em ação!”-, comenta Poliana Cássia, educadora pedagógica da APAE.
A equipe de lagoa-santenses é formada por atrizes como Ana Brumano e Alessandra Vicentin, que fazem as mães dos usuários. O projeto de direção e fotografia é de Rodrigo Brant e Deniel Diniz; a direção de arte está com Belkiss Amorim; a assistente de direção de arte e contra-regragem está aos cuidados da atriz Janaína Starling, além dos colegas Lenysson Cunha e Jorge Alvarenga na produção. A trilha sonora é de Gustavo Esteves, o desiner gráfico é de Ramon Navarro e Gui Pires na fotografia.
A pré- produção foi de Alessandra Cecilio que deu um ponta pé no projeto. A empresa de equipamentos Loccine , sempre envolvida nos projetos sociais de cinema, não vê a hora de chegar com os equipamentos e escutar a ação desses brilhantes espectadores de si mesmo. Estreia em setembro, em Trancoso no Sul da Bahia, em contrapartida com o prêmio de “Luzia”, que o cineasta recebeu da originalidade do Audiovisual , pelo o IV Festival Internacional de Cinema de Trancoso, que teve caravana de Lagoa Santa. Na primavera estaremos todos lá para conferir, claro!
Patrocinadores: O’ GYN Bardon, Inetvip, Paixão Joias, Kiboo , Grupo Fred Isaac, Vila Real Sabor, Suporte Tecnologia, Refeito, LocCine, Central Farma, Das Gerais, Clamper, Aurelios bar, Frigolago, Focalizando, CEP Hotel, Vikings Burguer, Federação Mineira de Velas, Escola de Velas – Gustavo Melão, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Sargento Sabrina, Sargento Cléber, Solar Restaurante, All Eventos, Bauman marcenaria, Soluções Elétricas, Lorhenzzo Gestão de marcas, Clube House, Recanto da Lagoa,. Gurgel Beach Club, Hd Produções, HB Estampas, Padaria Araújo 24hs, Impacto Artes Marciais, Runnig Academia, Meu Bar orla,Haras vale do sonho, LB Produções ,Elvira Rojas, Mystic, Hort Fruit, Agencia Efeito Borboleta, Super Som , Luciana Simões Consul, Danielle Diniz, Alisson Cunha, Rodrigo Passos, Luciana Vasconcelos, Mariana Oliveira, Izabm photos, Cristiano Carvahais,Gabriela Pontes, Joel Barbosa, Ellen Puff, Janaina Viana, Ricardo Rodrigues, Aguinaldo Silva, Fernanda Peres, Danielle Diniz, Ricardo Rodrigues, e outros que estão chegando para essa caravana Cultural.
Fonte: Marlon Penido