Celso Vieira, nasceu em lagoa santa em 1944, filho de dona Maria Vieira dos Santos e Raimundo
Marinho dos Santos. Seu pai era carpinteiro nascido em Vespasiano envolvido com a madeira
desde os oito anos de idade quando já fazia carrinhos de madeira. Aos 24 anos de idade Celso Vieira casou-se com dona Neusa que completava na época 16 anos, e três dias depois foram trabalhar na lenheira carregando lenha para sobreviver, e manter a casa. Na época Celso já trabalhava na roça com enxada.
Celso e Neusa tiveram 11 filhos, e já perderam a conta da quantidade de netos, mas dizem que tem aproximadamente 20 netos e seis bisnetos. Como lenhador Celso começou a ter todo o seu processo criativo. Diante de uma necessidade da dona Neusa de ter um pilão para socar o alho, ele desenvolveu um socador e disse para ela que ali “havia descoberto o seu dom.’’ Iniciava assim, a grande história do artista Celso Vieira de Minas para o Mundo.
Celso Vieira artista, autodidata, afirma que tudo que conquistou só foi possível por causa do apoio de sua companheira Neusa, que o incentivou e o tornou o grande artista que é. O artista transforma a madeira na mais pura expressão que desenvolve dentro da sua cabeça através do seu processo criativo como um dom Divino, que Deus concedeu a ele. Sua família é seu alicerce, seu porto seguro. Extremamente amoroso, ele carrega no peito seu eterno amor
pela dona Neusa, expresso em uma tatuagem com a imagem de sua amada.
Suas esculturas vão desde artistas famosos, imagens de santos, animais e grandes monumentos, mesas e cadeiras de design, criadas em madeiras de peroba, jequitibá, Jacarandá, Ipê entre outros, assinadas por Celso Vieira nosso escultor brasileiro da cidade de lagoa santa, em Minas Gerais. Entre tantas obras do artista já apresentadas em várias exposições pelo Brasil, a escultura do pai da paleontologia brasileira Peter Wilhelm Lund, conhecido como Peter Lund, foi um marco na
sua carreira, esculpida no tronco de um pequizeiro. A obra foi doada pelo artista ao museu da Dinamarca, país de lund. Celso recebeu na época em sua residência o cônsul do país para um agradecimento pela obra, que em seguida foi encaminhada para o museu, em Copenhagen.
Celso, aos 79 anos, ainda extremamente criativo, está em sua nova obra, a escultura de São Miguel Arcanjo. A obra já está quase pronta. Ao longo dos anos, o artista foi construindo um museu em sua residência, que atualmente abriga diversas obras, verdadeiras relíquias, um tesouro em madeira com muitas histórias, cada uma com sua individualidade. São peças com mais de 20, 30, 40 anos, que estão expostas ao público na Galeria Artesano no Mercadão Internacional de Lagoa Santa.
É a primeira vez que o artista expõe na cidade de Lagoa Santa todo o seu acervo pessoal, fora do museu particular. Com a organização do empresário Edi Wilson da Ketal Brasil, curadoria da designer Lucilene Bredoff, apoio do Mercadão Internacional e da empresa YouEnergy painéis de led.
Com este movimento, a Galeria Artesano Mercadão leva para os mineiros, o Brasil e o mundo, todo talento e obra de Celso Vieira nesta nova exposição que será aberta no dia 09 de junho. No mês de junho, a cidade de Lagoa Santa comemora o nascimento de Peter Lund, que nasceu em 14 de junho de 1801, em Copenhagen na Dinamarca e a cidade comemora a semana Peter Lund com entrega de medalhas de honra em um evento solene que este ano acontecerá na Gruta
da Lapinha, na sede do museu que leva o mesmo nome do paleontólogo.
Durante a semana da comemoração e solenidade, no dia 14 de junho, o Mercadão Internacional, vai receber na galeria Artesano junto com o artista Celso Vieira, a embaixadora da Dinamarca no Brasil Eva Pedersen para uma visita às suas obras e ao empreendimento juntamente com uma comitiva de prefeitos de Minas.