Professor de Vespasiano ganha prêmio internacional com trabalho sobre telemedicin
Edmar Geraldo Ribeiro leciona na Faseh e foi o melhor classificado do Brasil
O professor da Faseh, Edmar Geraldo Ribeiro, ganhou o prêmio internacional acadêmico Paul Dudley White, da American Heart Association (AHA) 2023, pelo resumo: “O Efeito de intervenção de telemedicina na redução de hospitalizações por insuficiência cardíaca no Brasil: um ensaio clínico randomizado”. A entrega do prêmio acontecerá durante o evento científico da AHA na Philadelphia, na Pennsylvania, USA, entre os dias 11 e 13 de novembro.
Docente da Faseh, localizada em Vespasiano, Edmar Ribeiro leciona a disciplina Team Based Learning para 2ª e 4ª etapas do curso de Medicina da instituição, cujo curso integra a Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país. O trabalho que conquistou o prêmio tem como principal objetivo avaliar a efetividade da adição de estratégias de telemedicina na redução da internação relacionadas à insuficiência cardíaca em pacientes que receberam alta hospitalar.
“Receber o prêmio como o resumo mais bem classificado do Brasil nas Scientific Sessions 2023 é muito gratificante e demonstra a importância da equipe interdisciplinar e da gestão do cuidado. Esse reconhecimento é um incentivo para aperfeiçoamento em minha trajetória acadêmica, de pesquisa e na contribuição para formação e qualificação de futuros profissionais”, revela o professor.
Telemedicina efetiva
Enfermeiro, docente do curso de Medicina da Faseh e doutorando da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG), Ribeiro produziu um ensaio clínico randomizado, realizado em seis hospitais públicos de Belo Horizonte, com intervenção de suporte telefônico semanal estruturado por um enfermeiro para avaliar o monitoramento diário de peso, pressão arterial e frequência cardíaca coletados pelo paciente, investigar sinais de descompensação, avaliar barreiras de adesão ao tratamento e promover educação para autocuidado, incluindo dosagem flexível de diuréticos. Também estava disponível um programa educacional, com mensagens unidirecionais e bidirecionais.
Premiação
O prêmio Dr. Paul Dudley White, que leva o nome de um dos fundadores da AHA e um dos primeiros líderes em cardiologia preventiva, é concedido ao autor principal e coautores com o resumo mais bem classificado do Brasil nas Scientific Sessions 2023 para a American Heart Association. O trabalho tem como coautores a professora da EEUFMG, Deborah Carvalho Malta (orientadora); a professora da Faculdade de Medicina da UFMG, Luisa Campos Caldeira Brant (coorientadora); a pós-doutoranda da EEUFMG, Regina Bernal; a professora da EEUFMG, Lilian Rezende; os professores da Faculdade de Medicina da UFMG, Graziela Chequer e Antonio Luiz Pinho Ribeiro; o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Tulio Franco e os bolsistas de Iniciação Científica, Bárbara Temponi, Daniel Vieira e Julia Buback.