Projeto terá edições em Pedro Leopoldo, Matozinhos, Vespasiano e São José da Lapa, a partir de 23 de junho
“Era uma vez”… Quem não se lembra dessa frase dos tempos de criança? Naquela época, havia um horário e um ritual para começar a contação de histórias pelo pai, pela mãe, pelo avô ou por outro familiar. Geralmente, na hora dormir, com meia luz… As histórias de princesas, herois e bruxas, tomavam conta da imaginação da garotada. As histórias contadas às crianças eram uma parte vital da vida familiar e propiciavam momentos de afeto e de diversão. Porém, a ampla disseminação da alfabetização e da mídia digital mudou esse cenário e as crianças de hoje, a maioria, totalmente tecnológicas, acabam usando os tablets e smartphones como ferramenta para entretenimento.
Mas no Vetor Norte, as histórias e suas personagens ganham vida na voz da contadora de histórias, Alessandra Visentin, que idealizou em 2014, o Piquenique Literário.
Dez anos depois e, com edições realizadas apenas na cidade de Lagoa Santa, o Piquenique Literário expande seus horizontes graças a recursos da Lei Paulo Gustavo e passará a circular pelas cidades de Pedro Leopoldo (23/06), Matozinhos (28/07), Vespasiano (18/08) e São José da Lapa (29/09).
Na edição de Pedro Leopoldo, que acontecerá na Praça da Estação, de 9 às 12h, muitas atrações estão sendo preparadas, com destaque para artistas regionais e intercâmbio municipal, incluindo atividades como yoga, capoeira, lian gong, apresentação musical com Banda Neutrox e Marcelo Fonseca no violino e convidado, Território Lúndico, além de uma oficina de dobraduras.
Alessandra Visentin participa de sessões de contação de histórias, sempre acompanhada de seu fiel escudeiro João de Ana, músico talentoso que de maneira lúdica e interativa promove a integração dos participantes. “As crianças são estimuladas a se apresentarem, a lerem, a declamarem poemas prediletos (que já conhecem ou que conheceram no próprio evento) e os demais participantes também atuam como mediadores de leitura, oferecendo dicas e realizando leitura em voz alta, favorecendo, pois, o encontro das pessoas com os livros e divulgando a arte de contar histórias, com a formação de um novo público”, explica Alessandra Visentin.
Enquanto a contação de histórias acontece, Camila Rajão, residente de Pedro Leopoldo e entusiasta da cultura da primeira infância dentre outras culturas e fazeres, conduzirá uma oficina de pinturinhas.
Sobre o Piquenique Literário
Um projeto que acontece nas manhãs de domingos em locais públicos e gratuitos, trazendo a leitura como atividade principal. Toalhas coloridas são estendidas no chão e, por cima delas, cerca de 300 livros de literatura infantil e infanto-juvenil para consulta local. “A ideia é que todos possam manipular, tocar, ler os livros, desfrutar e apreciar suas histórias. Teremos livros em braile também.”, conta Silvia Lacerda, produtora executiva do projeto. E a acessibilidade não se limita aos livros em braile, haverá também uma tradutora de libras durante todo o evento e banheiros adaptados. “A inclusão e acessibilidade são um dos pilares de nosso projeto”, complementa Silvia.
Desde 2014, o Piquenique Literário tem sido um marco na promoção da cultura e da literatura no Vetor Norte. Com 36 edições realizadas até o momento, teve sua primeira edição às margens da lagoa central, onde hoje funciona a Praça do Piquenique Literário, inaugurada em homenagem ao evento.
O Piquenique Literário é um evento voltado para o lazer em família, uma opção de passeio para uma manhã agradável e cultura e parte do acervo de livros pertence a Alessandra Visentin que aposta em exemplares com temática relevante e diversificada, conteúdo apropriado, qualidade gráfica e ilustrativa, além de valorização de autores importantes no cenário mineiro e nacional.
Sobre as organizadoras
Alessandra Visentin é psicóloga e pós-graduada em Narração artística. É atriz profissional com registro no SATED e narradora oral. Trabalha profissionalmente como contadora de histórias desde 2011, quando participou do curso de formação promovido pelo Instituto Cultural Aletria, sob a direção de Rosana Montalverne. Desenvolve espetáculos de contação de histórias (presenciais, em lives e vídeos gravados) e ministra oficinas relativas à Arte de Contar Histórias/ Narração artística, para públicos de todas as faixas etárias. É contadora de histórias da Rede Chromos de Ensino – unidade Lagoa Santa, participando de atividades literárias, Contação de histórias, palestras para pais, oficinas para professores e alunos.Em 2017, recebeu, na cidade de São Paulo, o troféu Baobá – 1ª Edição, para personalidades de destaque na arte lítero-narrativa. Em 2015, tornou-se membro da RIC (Red International de Cuentacontos).
Silvia Lacerda é uma entusiasta da cultura e dos eventos! Desde 2016, atua no mundo da produção cultural e possui um portfólio diversificado que inclui sete edições de um bloco de carnaval infantil, edições de eventos gastronômicos, diversas feiras artesanais e culturais, além de piqueniques literários e bazares de sustentabilidade. Coordena também uma charanga musical, que anima os meses que antecedem o carnaval e o próprio carnaval. Idealizadora da Feira Encantaria que faz uma potente dobradinha com o Piquenique Literário.
Serviço: Piquenique Literário em Pedro Leopoldo
Data: 23/06 (domingo)
Local: Praça da Estação – Centro
Horário: de 9 às 12h
Mais informações: https://www.instagram.com/piqueniqueliterariols/