O Comida di Buteco (@_comidadibuteco) promete movimentar a capital mineira entre 8 de abril a 8 de maio. A 22ª edição do Comida di Buteco volta contará com a participação de 90 estabelecimentos, espalhados pela cidade, que comercializarão petiscos com preço fixo de R$ 27.00.
Na disputa pelo título estão desde os veteranos aos mais novos, conforme data de abertura inclusive alguns deles que foram inaugurados durante o isolamento social. Confira a relação dos butecos participantes, conforme tempo de inauguração:
- Décadas de 20 a 70 – Café Palhares, Bar Mercado Central, Pé de Cana, Zoo Bar, Bar Pompéu.
- Décadas de 80 a 90 – Bar do Nelson, Toninho – Alto Forno, Bar do João (SJ Batista), Rei do Omelete, Chalé da Costela, Cebola Roxa Grill, Fogão de Minas, Pé de Goiaba, Já To Inno, Petisqueira do Teté, Baiúca, Bar do Gil, Zé Bolacha.
- Anos 2000 a 2019- Restaurante da Cleidir, 222, Boi Bento, Mulão, TACOS, Marina’s Bar, Bandeco, Bar do Benguê, Recanto Vovó Tela, Bar do Dedinho, Botiquim Buritis, Spetim, Bar da Lili, Bar do Louro, Bar Mania Mineira, Barteco, Dona Suica, Leo da Quadra, Us Motoca, Koqueiros Bar, Magrelo`s bar, Bar Bambú, Buteco’s Bar, Cantinho Mineiro, Buteco do Lili, Cantim Noiar, Bar do Kaká, O Fino do Alho, Xambar, Garagem da Família, Planeta Lúpulo, Santo Boteco, Boi Major, Boogie Oogie, Mamute Gatrobar, Reforma, Santuário Retrô Botequim, Sinhá Erozitha Bistrôteco, The Butcher, Villa da Chef, Bemdito, Cantim BH, Cantinho da Baiana, Cervejaria Pajé, Prado Beer, Tôa Tôanov, Astoria, Bar da Cintia, Bar da Iva, Bar Du Du, Barbarus Gastro Pub, Butequim on ce ta, Mineiros Beer, Prosa Boa, Quioxque Butiquim Carioca, Relicário Bistrô, Barrigudinha Buteco Gourmet, Bolota’s Bar, Canela Amarela, Bar 1501, Bar do Valdo, Bitaca Capetinga, Calçada 420, Garagge Vintage, Tropeiro & Cia.
- Inaugurados durante a pandemia – Odorico Cervejaria, Armazem do Chopp, Frango 70.
Confira a relação dos butecos participantes
Criatividade nos petiscos
Os proprietários dos butecos mostraram que estão dispostos a agradar em cheio os amantes da gastronomia botequeira, por isso, usaram e abusaram da criatividade na criação dos petiscos que, nessa edição do concurso, tem o tema livre e serão vendidos com preço fixo de R$ 27,00. Ingredientes variados como diversos cortes de carne de porco, de boi e de frango; peixes; legumes; iguarias típicas mineiras como língua, linguiça e rabada; além de outras inspiradas na gastronomia de outros estados brasileiros e culturas internacionais fazem parte dos pratos apresentados pelos participantes.
A mecânica do concurso
O objetivo do Comida di Buteco é eleger o melhor buteco de cada circuito. Na primeira etapa, em cada uma das cidades participantes, os bares pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visitam, votam e elegem o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.
Na segunda etapa, em junho, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados. Elege-se aí o Melhor Buteco do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de julho.
“Buteco é exemplo de resistência e alegria. É ali que tudo ganha vida. Histórias começam e terminam, sorrisos simplesmente acontecem. A vida acontece lá. É por isso que essa tem sido uma cultura tão brasileira. É por isso que o mote do concurso em 2022 será “buteco vive!”, comemora o diretor de operações.
Concursos paralelos
Paralelamente ao melhor petisco, alguns estabelecimentos participarão de ações isoladas, que também terão votação adicional, que será realizada somente pelos jurados selecionados pela organização, mas o público poderá consumir os produtos. Uma delas é a ação desenvolvida pela Rezende, onde os butecos foram incentivados a desenvolver receitas utilizando a Linguiça Calabresa Defumada Rezende. .O concurso da Caipirinha Perfeita é outra disputa e os inscritos deverão elaborar a caipirinha tradicional, utilizando a Cachaça 51 Edição Histórica.
Sobre o Comida di Buteco
O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, em Belo Horizonte e, desde 2016 elege também o Melhor Buteco do Brasil. O circuito do Triângulo Mineiro começa a ser ampliado, com a inclusão da cidade de Araguari se somando a Uberlândia. Serão quase 800 butecos de Norte a Sul do país disputando a eleição do melhor buteco em cada um dos 21 circuitos. Na última edição o concurso registrou 480 butecos participantes; 400.000 votos; 2. 500.000 petiscos vendidos; 4.500 empregos diretos gerados; 4 milhões de pessoas impactadas nos butecos e 13 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais.