Quando o fim de ano aponta no calendário, é sinal de boas-novas para o varejo: trazida pelo Dia das Crianças, a temporada de datas aquecidas é ainda mais bem-vinda agora, depois de o comércio amargar longos meses sem funcionamento na capital mineira. A próxima aposta, a Black Friday, agita o penúltimo mês de 2020 e dá o verdadeiro pontapé inicial à temporada natalina. Com cada vez menos sotaque, mais facilidades e por mais tempo, a data mistura, este ano, novos ingredientes à sua receita de sucesso, como atendimento remoto, acolhimento e boas práticas, comodidade e condições verdadeiramente atrativas à clientela, ávida por carrinhos cheios depois da crise no setor.
Na Mãos de Arte, loja de decoração e artigos importados fundamentados na filosofia budista e terapias holísticas, a Black Friday vai além da clássica sexta-feira de ofertas: durante todo o mês de novembro serão garantidas condições especiais de compras no site da marca.
Com descontos progressivos nos mais de 400 itens do mix de produtos disponíveis no e-commerce, as oportunidades vão de 10% de abatimento nas compras cujos valores variam de R$ 100 a R$ 149,99, passando por 15% – de R$ 150 a R$ 299,99 –, chegando a descontos de 20% para os ‘carrinhos’ que ficarem entre R$ 300 e R$ 499,99, garantindo às compras acima de R$ 500 o maior abatimento no valor final, com descontos de 25%.
Além do site Mãos de Arte, a grife de artigos de decoração está presente em mais canais de vendas por meio de marketplaces como Camicado, Leroy Merlin e Mobly, chegando até o Natal à Amazon. “Durante a pandemia, vimos que o futuro como imaginávamos, representado pela venda online, estava ainda mais próximo e, apesar de um cenário assustador no início, foi a verdadeira virada de chave do nosso negócio”, relembra Roberta Fermann, idealizadora da marca. “Optamos, então, por fechar as duas lojas físicas em shoppings e dar continuidade ao projeto do e-commerce, diminuindo nossos custos, remanejando a equipe e aprimorando ainda mais a experiência digital do varejo que está cada vez mais omnichannel. Hoje, levamos proteção, fé e aconchego, com boas doses de cuidado aos clientes que se espalham Brasil afora”, garante.
Pelos shoppings da cidade não será diferente.
Apostando numa retomada com mais oportunidades e comodidade para os clientes, o Shopping Estação BH programou uma Black Friday estendida: a edição deste ano no mall, administrado pela brMalls, dura todo o mês de novembro e, dividida por segmentos a cada semana, garante descontos exclusivos disponíveis nas diversas modalidades de compra, seja online ou presencial.
Do começo do mês até o dia 29, o centro de compras expoente no Vetor Norte garante ao consumidor ainda mais oportunidades de boas compras com cinco períodos temáticos de promoções. De 2 a 8 de novembro, com a ‘Semana do Lar’, o público pôde aproveitar os descontos em móveis, decoração, eletrodomésticos, utensílios domésticos, cama, mesa e banho e tudo relacionado à casa; já esta semana – de 9 a 15 de novembro, é a vez dos materiais esportivos, produtos e serviços de beleza, spa, viagens e afins com a ‘Semana do Bem-estar’. As boas oportunidades de compras de roupas, calçados, acessórios e tecnologia seguirão na semana seguinte, do dia 16 a 22, com a ‘Semana do Estilo’, enquanto itens como televisores, games, instrumentos musicais, computadores e equipamentos de áudio podem ser garantidos até dia o 26 com as melhores condições na ‘Semana da Diversão’. “Tudo para que na Black Friday propriamente dita – que, no varejo, se concentra entre 27 a 29 de novembro, último fim de semana do mês –, tenhamos menos fluxo nos corredores do shopping, evitando qualquer tipo de aglomeração, afinal, o momento pede cautela e seguimos criteriosos com o protocolo no Estação BH”, enfatiza Rumenigue Marchioro, gerente de marketing do mall.
Diluindo a Black Friday deste ano, o shopping reforça o cuidado com o distanciamento necessário motivado pela pandemia e, claro, gera ainda mais oportunidades de vendas aos quase 230 negócios por lá sediados – entre lojas e quiosques: “os lojistas que conseguem antecipar suas vendas e aproveitar a ocasião, garantem mais uma boa oportunidade para reestabelecerem seu caixa, um fôlego novo, motivando suas equipes e, naturalmente, reforçando as marcas diante de seus públicos”, finaliza o gestor.