Hoje vamos falar sobre o tema da fotografia preto e branco, suas características e algumas dicas preciosas. A intenção será mostrar em um guia descomplicado e resumido informações diretas e objetivas sobre como obter imagens com um belo visual aliando a técnica e treino no olhar.
A fotografia em preto e branco nunca deixou de ser popular. O formato passou de uma limitação – as primeiras câmeras não podiam capturar cor – para uma preferência. Fotógrafos no mundo inteiro utilizam a foto preto e branco como maneira de expressão.
O motivo da popularidade do formato é justamente esse as possibilidades de expressão
A foto preta e branca é capaz de criar das imagens mais dramáticas até os mais delicados, tudo depende do seu modelo ou motivo do contraste e enquadramento.
Dicas para Fotografar em Preto e Branco
Quando você não pode contar com as cores é preciso prestar muita atenção nos outros elementos da fotografia para obter uma imagem incrível.
Na foto preto e branco, você precisará dedicar atenção especial para esses aspectos:
Contraste e forma
As sombras são mais importantes do que nunca. Você deve prestar atenção no contraste da imagem na foto preto e branco. Mas os tons não são a única coisa importante: as formas nesse tipo de composição são destacadas, já que as sombras que elas produzem ganham foco.
Textura e detalhes
Para gerar mais pontos de interesse nas fotos preto e branco, busque texturas ricas, como folhagens e rochas, por exemplo. Uma iluminação adequada também é essencial para destacar essas nuances e criar uma imagem com mais profundidade.
Composição
linhas fortes servem como guias para o olhar, sejam elas paralelas ou diagonais. Na foto preto e branco, é especialmente importante procurar uma composição forte e interessante.
Esta foto aqui colorida é a mesma da 2ª dica. Agora, observando as duas, pergunte a si mesmo: Como a percepção da foto mudou? O que você notou pela primeira vez em cada uma das imagens? Você se sente diferente ou pensa de forma diferente quando vê em cores e depois em preto e branco? Com sorte, você poderá notar que, apesar de cores fortes criarem imagens vívidas, a sua ausência de cores pode fazer isso também.